SãO PAULO (SP) — Criado para atender as famílias brasileiras que possuem baixa renda, o programa do Bolsa Família realiza pagamentos mensais para as mais de 20 milhões de famílias beneficiadas pela iniciativa. Atualmente, parte delas são contempladas pela Regra de Proteção do Bolsa Família.
A regra foi criada com o objetivo de garantir a manutenção do pagamento para as famílias que conseguiram um aumento de renda. Para tal, as famílias continuam a receber o pagamento do Bolsa Família.
No entanto, o benefício tem o valor modificado pelo Governo Federal. A mudança acontece como forma de garantir uma maior segurança financeira para os beneficiários do Bolsa Família.
Porém, segundo o comunicado oficial do Governo Federal, para ser enquadrado na Regra de Proteção do Bolsa Família, é necessário que o aumento da renda tenha sido obtido com a conquista de um emprego formal.
Saiba os detalhes de como funciona a Regra de Proteção do Bolsa Família em 2025:
- De acordo com o Governo Federal, a família atendida pela regra passa a receber 50% do valor do benefício do Bolsa Família;
- O pagamento continua a ser efetuado mensalmente na conta da poupança social do Caixa Tem;
- O valor é garantir pode até dois anos em caso de conquista do emprego formal;
- O benefício continua a ser pago como forma de garantir uma maior segurança financeira das famílias que possuem baixa renda que estão em um momento de transição para a entrada no mercado de trabalho.
“A Regra de Proteção do Bolsa Família é um instrumento essencial para garantir que os beneficiários possam buscar novas oportunidades no mercado de trabalho sem perder o apoio do governo. Ela cria um ambiente de segurança e incentiva a formalização, o que contribui diretamente para a redução da desigualdade e para o crescimento econômico do país”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para garantir a manutenção do benefício é preciso que a família mantenha o seu cadastro no CadÚnico atualizado.
A legislação obriga os beneficiários a realizarem a atualização a cada dois anos. O processo deve ser feito em uma unidade do CRAS.