SãO PAULO (SP) — Um importante benefício no valor de R$ 85 está disponível atualmente para milhões de brasileiros. Liberado por meio da isenção de um importante pagamento, o benefício deve ser solicitado até esta sexta-feira (25).

Se trata da isenção do pagamento da taxa de inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025. A prova, que é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil, deverá ser realizada no segundo semestre deste ano.
No entanto, os estudantes brasileiros que possuem baixa renda devem solicitar o benefício ainda nesta semana. Para esse grupo, a taxa de inscrição não é cobrada, gerando uma economia de R$ 85.
Saiba como solicitar o benefício para garantir a isenção:
- O pedido de isenção deve ser realizado na Página do Participante;
- Para tal, será preciso realizar login com a conta Gov.BR;
- Ao entrar na plataforma o estudante deverá buscar pela opção de solicitar isenção e abrir o pedido;
- O resultado das solicitações de isenção será divulgado no dia 12 de maio;
- Depois, caso tenha o pedido negado, o estudante deverá apresentar os recursos entre os dias 12 a 16 de maio;
- Já o resultado dos recursos será liberado no dia 22 de maio;
- O benefício está disponível para estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
- Também podem solicitar a isenção os alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- O benefício também é liberado para estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, também podem contar com a isenção os estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, vale lembrar que, para conseguir o benefício, o estudante não poderá ter solicitado a isenção em 2024 e faltado a prova.
Nesse caso, caso não tenha comparecido ao exame, será necessário justificar a falta para poder pedir uma nova isenção do pagamento da taxa do Enem 2025.
A justificativa também deve ser apresentada pelo estudante na Página do Participante do Enem 2025.