SALESóPOLIS, SP — A cada dois anos é obrigatória a renovação da Carteira do Idoso. O seu novo documento precisa ser emitido o quanto antes para garantir que todos os benefícios sejam mantidos. Para fazer isso é fácil, basta atualizar os dados e seguir as orientações.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
A Carteira do Idoso é um documento social usado para identificar as pessoas de baixa renda que possuem mais de 60 anos de vida. Alguns tipos de programas, como aquele que oferece assento gratuito em viagens de ônibus, também solicitam esse documento.
A emissão da carteira é totalmente gratuita, e ela pode substituir um outro documento pessoal porque também terá a impressão de dados como CPF e RG.
No entanto, vale saber que esta carteira não tem foto do idoso, por isso em determinações situações deve estar acompanhada de outro documento que tenha foto.
Como emitir a Carteira do Idoso?
A emissão da Carteira do Idoso é feita de forma online, gratuita. Mas atenção! O documento só fica disponível depois que o cidadão faz a sua inscrição no Cadastro Único, diretamente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
A partir do NIS (Número de Identificação Social) gerado em seu nome, ele pode ter acesso ao documento. O passo a passo funciona da seguinte forma:
Inscrição no Cadastro Único
- Compareça pessoalmente até o CRAS mais próximo ao seu endereço;
- Solicite a inscrição no Cadastro Único;
- Apresente um documento com foto e comprovante de endereço, além do documento de identificação de todos que moram na mesma casa;
- Responda ao questionário socioeconômico;
- Será gerado um NIS para o idoso.
Emissão online da Carteira do Idoso
- Acesse o site da Carteira do Idoso (carteiraidoso.cidadenia.gov.br);
- Clique em “Emitir carteira”;
- Faça login no Gov.br com CPF e senha;
- Preencha aos dados conforme solicitado;
- O documento ficará disponível com QR Code.
Emissão de uma nova Carteira do Idoso
A renovação da Carteira do Idoso precisa acontecer, obrigatoriamente, a cada dois anos. Este também é o período que o CRAS exige que os dados do Cadastro Único sejam atualizados.
- Agende o seu atendimento no CRAS mais próximo;
- Atualize seus dados do Cadastro Único;
- Online, acesse o site da Carteira do Idoso;
- Clique em “Emitir” e siga os próximos passos.
Usando este mesmo site é possível conferir se a sua carteira continua válida, clicando na opção “Validar carteira” e fazendo a leitura do QR Code.