SãO PAULO (SP) — Pago anualmente pelos motoristas brasileiros, o IPVA pode representar uma grande despesa para muitos cidadãos. No entanto, um anúncio recente trouxe alegria para os contribuintes que precisam realizar o pagamento do IPVA.

O comunicado foi realizado pelo Governo do Rio Grande do Sul. No estado, os motoristas poderão contar com a restituição do pagamento do IPVA.
O benefício será liberado para um grupo específico. Para instituir o benefício, a decisão de liberação da restituição já foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Saiba quem poderá contar com a restituição do IPVA:
- De acordo com a medida publicada no Diário Oficial do Estado, o benefício será liberado para os donos de veículos que sofreram danos irreparáveis durante as enchentes do ano de 2024;
- Entre os meses de abril e maio daquele ano, o estado foi atingido por fortes chuvas que causaram grandes danos entre os moradores;
- Entre os prejuízos, um dos destaques foi a imersão de diversos carros nas ruas alagadas por todo o estado;
- Como a água demorou a baixar, grande parte dos veículos sofreram perda total;
- Dessa forma, os donos dos carros sofreram um grande prejuízo com a perda dos veículos;
- Para tentar diminuir o prejuízo financeiro, o Governo do Rio Grande do Sul anunciou a restituição do IPVA;
- O benefício será liberado exclusivamente para os veículos que não contavam com seguro no momento das enchentes;
- Isso porque os veículos que tinham apólice tiveram os prejuízos cobertos pelo seguro, diminuindo o impacto financeiro.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o pedido da restituição deverá ser solicitado na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.
A solicitação pode ser realizada online, por meio do site oficial da instituição.
Caso tenha o benefício aprovado, o cidadão receberá o pagamento em sua conta bancária, que deverá ser informada no momento da solicitação.