SãO PAULO (SP) — Usado para facilitar o acesso de serviços disponibilizados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a plataforma do Meu INSS disponibiliza uma série de facilidades para os aposentados e pensionistas brasileiros.

Recentemente, o órgão federal anunciou a chegada de uma nova ferramenta para a plataforma. Criada para facilitar o uso do Meu INSS pelos cidadãos que possuem dificuldades motoras, a ferramenta também pode ser usada por outros aposentados e pensionistas.
Isso porque a novidade permite a realização de buscar por voz no Meu INSS. Dessa forma, os cidadãos podem pesquisar no site com maior praticidade.
Para tal, de acordo com o comunicado oficial do INSS, o usuário precisará buscar pelo microfone que estará disponível na barra de pesquisa da plataforma.
Em seguida, será necessário falar o serviço que deseja e aguardar que o Meu INSS realize a busca.
Também é possível realizar a procura diretamente no espaço “Do que você precisa?”, que também está disponível na plataforma.
Plataforma do Meu INSS pode ser usada para diversos serviços:
- Atualmente, o aposentado ou pensionista pode contar com uma série de serviços no site oficial do INSS;
- Criado para reduzir a demanda por atendimento presencial nas agências, o site permite que o cidadão que é aposentado ou pensionista realize checagens ou abra solicitações;
- A principal delas é o pedido de aposentadoria, que pode ser aberto diretamente na plataforma;
- Além dele, o cidadão também pode solicitar outros benefícios como o auxílio-doença, salário-maternidade e pensões, por exemplo;
- Também é possível solicitar o extrato de pagamento, que detalhe os benefícios recebidos;
- O aposentado ou pensionista que precisa declarar o Imposto de Renda pode ainda solicitar o informe de rendimentos diretamente na plataforma;
- Em caso de benefícios que exigem perícia, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), é possível agendar o atendimento médico também por meio do site.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, outro importante serviço é a simulação de aposentadoria que permite aos trabalhadores brasileiros saberem o quanto já contribuíram e quanto tempo falta para a liberação do benefício.