VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Você pode reduzir o custo do leão ao declarar o Imposto de Renda fazendo uma ação simples. Basta informar alguns itens que podem ser deduzidos, ou seja, subtraídos da base de cálculo do imposto. Entenda melhor.

Imagem: FDR
Quem está acostumado a declarar o IRPF já está acostumado às regras permanentes, como as deduções. Contudo, quem é novo pode acabar não sabendo que o contribuinte do imposto de renda pode reduzir o custo do leão. Portanto, o FDR esclarece agora esse assunto.
Contribuinte do Imposto de Renda pode reduzir o custo do leão
A chamada dedução faz com que o contribuinte pague menos imposto ao mesmo tempo em que aumenta a restituição. Em outras palavras, esses gastos permitem que você reduza o imposto que precisa pagar.
Quando acaba pagando a mais passa a ter direito à restituição. Mas, atenção, apenas as deduções previstas pela Receita Federal são válidas.
Deduções aceitas pela Receita Federal
- Saúde: Gastos com médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, hospitais, exames laboratoriais, planos de saúde, aparelhos ortopédicos, próteses, entre outros. Nesse caso, não há limite de dedução.
- Educação: Custos com ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e especializações), tanto do contribuinte quanto de seus dependentes. Mas, nesse caso há um limite individual de dedução de 3.561,50 por pessoa.
- Dependentes: A Receita permite que você deduza até R$ 2.275,08 por dependente.
- Pensão Alimentícia: Esses valores pode ser totalmente abatidos, desde que tenham sido pagos após decisão judicial ou acordo homologado judicialmente ou por escritura pública.
- Previdência Privada: Limite de 12% nos planos de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).
- Contribuição ao INSS: Todas as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social são dedutíveis.
- Doações: Dentro do limite de 6% do imposto devido.
- Juros de Financiamento Imobiliário: Juros pagos em financiamentos de imóveis residenciais podem ser deduzidos.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, apresenta uma lista de documentos que pode aumentar a sua restituição.