Contribuinte do Imposto de Renda pode REDUZIR o custo do leão; saiba como

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Você pode reduzir o custo do leão ao declarar o Imposto de Renda fazendo uma ação simples. Basta informar alguns itens que podem ser deduzidos, ou seja, subtraídos da base de cálculo do imposto. Entenda melhor.

Contribuinte do Imposto de Renda pode REDUZIR o custo do leão; saiba como
Imagem: FDR

Quem está acostumado a declarar o IRPF já está acostumado às regras permanentes, como as deduções. Contudo, quem é novo pode acabar não sabendo que o contribuinte do imposto de renda pode reduzir o custo do leão. Portanto, o FDR esclarece agora esse assunto.

Contribuinte do Imposto de Renda pode reduzir o custo do leão

A chamada dedução faz com que o contribuinte pague menos imposto ao mesmo tempo em que aumenta a restituição. Em outras palavras, esses gastos permitem que você reduza o imposto que precisa pagar.

Quando acaba pagando a mais passa a ter direito à restituição. Mas, atenção, apenas as deduções previstas pela Receita Federal são válidas.

Deduções aceitas pela Receita Federal

  • Saúde: Gastos com médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, hospitais, exames laboratoriais, planos de saúde, aparelhos ortopédicos, próteses, entre outros. Nesse caso, não há limite de dedução.
  • Educação: Custos com ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e especializações), tanto do contribuinte quanto de seus dependentes. Mas, nesse caso há um limite individual de dedução de 3.561,50 por pessoa.
  • Dependentes: A Receita permite que você deduza até R$ 2.275,08 por dependente.
  • Pensão Alimentícia: Esses valores pode ser totalmente abatidos, desde que tenham sido pagos após decisão judicial ou acordo homologado judicialmente ou por escritura pública.
  • Previdência Privada: Limite de 12% nos planos de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).
  • Contribuição ao INSS: Todas as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social são dedutíveis.
  • Doações: Dentro do limite de 6% do imposto devido.
  • Juros de Financiamento Imobiliário: Juros pagos em financiamentos de imóveis residenciais podem ser deduzidos.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, apresenta uma lista de documentos que pode aumentar a sua restituição.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.