SãO PAULO (SP) — Arcar com os custos das mensalidades em uma instituição de ensino superior ainda pode ser um desafio para a realidade financeira de muitos brasileiros. No entanto, recentemente, o anúncio da liberação de novas vagas trouxe alegria para os estudantes.

Os brasileiros interessados em entrar no ensino superior poderão concorrer às vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As oportunidades são referentes ao primeiro semestre de 2025. Dessa forma, o aluno que for aprovado poderá iniciar os estudos ainda neste ano.
Segundo o comunicado oficial do Governo Federal, a inscrição deve ser realizada por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 29 de abril.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de maio. A lista contará com os alunos selecionados na chamada única. Além dessa relação, uma lista de espera também será divulgada.
“Caso seja pré-selecionado, o estudante deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior (IES) nos dias 7 e 8 de maio, no horário de atendimento da IES, para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição”, informou o Ministério da Educação (MEC).
Entenda como funcionam as vagas remanescentes do Fies:
- As novas oportunidades são liberadas depois que as vagas disponibilizadas nas etapas regulares não foram preenchidas;
- Atualmente, 50% das vagas são reservadas para estudantes com baixa renda e que fazem parte do CadÚnico;
- Os alunos selecionados podem contar com financiamento de até 100% nos custos do ensino superior;
- Dessa forma, é possível cursar toda a etapa de ensino sem precisar pagar nada durante o período.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a seleção é realizada com base na nota do ENEM.
Além disso, é importante lembrar que ao final do curso o aluno será cobrado pelo valor liberado pelo financiamento.
No entanto, durante o período de ensino, nenhuma cobrança é realizada.