Solução para substituir o açúcar sem afetar o bolso pode estar nesta fruta

Em 2023, um estudo publicado na revista The BMJ identificou que o açúcar em excesso está associado a pelo menos 45 problemas de saúde, incluindo diabetes e obesidade. Por isso, é preciso ficar de olho na saúde e procurar alternativas para substituir ou reduzir o consumo. E isso pode ser encontrado em uma fruta, sem afetar o bolso do consumidor. 

Solução para substituir o açúcar sem afetar o bolso pode estar nesta fruta
Imagem: Flickr

 

Segundo o jornal O Globo, os pesquisadores concluíram que o alto consumo de açúcar na dieta geralmente é mais prejudicial do que benéfico para a saúde, especialmente em doenças cardiometabólicas. 

A fruta é originária do Peru e se chama Lúcuma. Ela é valorizada por suas propriedades nutricionais e seu potencial de uso como substituto natural do açúcar. A fruta já vem conquistando espaço na Bolívia e no Equador.

As informações são da Tribuna de Minas.

Veja a fruta que pode substituir o açucar

A lúcuma vem ganhando destaque como uma alternativa saudável ao açúcar refinado. Com sabor naturalmente doce e baixo índice glicêmico, é ideal para quem deseja adoçar receitas sem comprometer o controle da glicose.

Rica em antioxidantes, fibras, carotenoides, ferro, cálcio, fósforo e vitamina B3 (niacina), a fruta oferece uma verdadeira explosão de nutrientes. Sua composição ajuda a promover energia, bem-estar e fortalecimento do sistema imunológico.

Mesmo sendo moderadamente calórica, a lúcuma não causa picos de açúcar no sangue. Isso se deve à alta quantidade de fibras e compostos que retardam a absorção da glicose, o que acaba tornando a fruta uma ótima aliada para pessoas com diabetes ou que buscam manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Além disso, o consumo da fruta também melhora a digestão, favorecendo o equilíbrio intestinal.

Atualmente, a lúcuma fresca ainda não está disponível no Brasil, mas pode ser encontrada em formato de farinha, suplemento ou como ingrediente em receitas como smoothies, bolos e sobremesas. Mesmo nessas versões processadas, seus benefícios nutricionais são mantidos, segundo especialistas.

Jamille Novaes, especialista do FDR, comenta sobre a alta no preço dos alimentos, confira.

Quais são os principais benefícios da lúcuma?

Outras informações estão disponíveis no FDR.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile