Quer fazer cursinho com ajuda do governo? Novo programa está com inscrições abertas

Estudantes que sonham com uma vaga na universidade já podem contar com mais um reforço: o governo federal lançou um novo programa para apoiar projetos de cursinho preparatório gratuitos. A iniciativa tem como foco ajudar quem deseja se preparar para o Enem e outros vestibulares, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social.

Quer fazer cursinho com ajuda do governo? Novo programa
está com inscrições abertas. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) já está disponível, e as inscrições para o cursinho podem ser feitas até 06/05 através do site Prosas. Assim, quem quiser participar precisa se enquadrar nos critérios exigidos, como não receber apoio financeiro direto ou indireto. A seleção irá beneficiar projetos que ofereçam suporte gratuito e de qualidade para estudantes de todo o país.

Cursinho gratuito

A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) com a Fiocruz. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes da rede pública, especialmente aqueles pertencentes a grupos historicamente excluídos, como negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Os projetos selecionados receberão apoio técnico, pedagógico e financeiro. A proposta é que os cursinhos ofereçam pelo menos 20 horas semanais de conteúdo e contemplem ações de cidadania, combate ao racismo e capacitismo, além de atividades de promoção à saúde.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, traz mais detalhes sobre o novo pacote de medidas aprovado por Lula.

Quem pode se inscrever?

A seleção está aberta para iniciativas comunitárias e populares que já atuem na preparação de alunos para vestibulares e o Enem, mesmo que de maneira voluntária ou sem recursos públicos. O edital dá prioridade a projetos que nunca receberam financiamento, buscando fortalecer iniciativas locais que atuam na base da inclusão educacional.

O resultado com a lista dos cursinhos inscritos será divulgado no dia 07/04 no site do MEC.

Investimento e impacto

A expectativa do governo é beneficiar até 5.200 estudantes já no primeiro ano do programa. Para isso, serão investidos R$ 24,8 milhões no ciclo 2024-2025. A meta é apoiar 130 projetos neste período inicial, com previsão de ampliação até 2027, quando o investimento total deve alcançar R$ 99 milhões e contemplar até 324 cursinhos populares em todo o Brasil.