Frente FRIA foi confirmada em diversos estados brasileiros deixando o povo em ALERTA

A chegada de uma nova frente fria ao território brasileiro já está deixando moradores de várias regiões em alerta. A previsão de mudanças bruscas no tempo promete não apenas derrubar as temperaturas, mas também provocar chuvas intensas em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Frente FRIA foi confirmada em diversos estados
brasileiros deixando o povo em ALERTA. (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Segundo previsões meteorológicas, essa frente fria começa a atuar já nos próximos dias, trazendo consigo ventos gelados e instabilidade. A partir de quinta-feira (24/04), as mudanças climáticas devem ser sentidas com maior intensidade, especialmente em áreas já afetadas por frentes frias anteriores.

Frente fria

Os primeiros impactos devem ser sentidos no Sul do Brasil, com previsão de temporais em estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já São Paulo e Mato Grosso do Sul também devem enfrentar chuvas volumosas e queda nas temperaturas ainda na quinta-feira.

Na sexta-feira (25/04), o alerta se estende para Minas Gerais e Rio de Janeiro, que devem enfrentar tempo instável e risco de temporais. A combinação da frente fria com uma área de baixa pressão atmosférica amplia o potencial para chuvas fortes e ventos intensos nessas regiões.

A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Auxílio Reconstrução para quem enfrenta estado de calamidade declarado pelo estado. 

Fim de semana gelado

Com a intensificação da frente fria, o final de semana deve ser marcado por temperaturas mais baixas que as registradas durante o feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes. A previsão indica que as mínimas devem cair ainda mais em diversas cidades da região Sudeste e Sul.

Em locais de altitude, como a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense, as mínimas já alcançaram marcas próximas dos 6°C. Cidades como São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e Campos do Jordão, em São Paulo, devem voltar a registrar temperaturas bastante baixas, com possibilidade até de geada em áreas isoladas.

Cuidados com a saúde

Com a mudança brusca de temperatura, é importante redobrar os cuidados com a saúde, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A combinação de ar seco em algumas regiões com a chegada do frio pode intensificar sintomas como tosse, rinite e alergias.

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile