Conta de luz GRÁTIS! Conheça o novo programa do governo Lula

SALESóPOLIS, SP — Na semana passada chegou até a Casa Civil o projeto que cria a nova Tarifa Social. O programa que dá desconto na conta de energia elétrica existe desde 2002, mas a ideia agora é aperfeiçoar esse benefício oferecendo gratuidade. 

tarifa social
Conta de luz GRÁTIS! Conheça o novo programa do governo Lula
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

No início de abril, durante sua participação no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia Elétrica, no Rio de Janeiro,  o ministro de Minas e Energia, Alaxandre Silveira, prometeu ampliar a tarifa social de energia elétrica.

“Mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados com gratuidade de energia até o consumo de 80 KW por mês. Isso representa o consumo de uma família que tem uma geladeira, um chuveiro elétrico, ferro de passar, carregador de celular, televisão e lâmpadas para seis cômodos”, detalhou Alexandre, segundo o g1

O ministro também afirmou que as famílias que possuem rendimento de até 1 salário mínimo por pessoa ficarão isentas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Isso não dá gratuidade total da fatura, mas diminuí seu valor final. 

Porém, pouco tempo depois, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou que haviam planos para cortar a tarifa de energia elétrica dos brasileiros. 

“Não vi a entrevista dele, mas não tem nenhum estudo na Fazenda, nem na Casa Civil, sobre esse tema. Não chegou ao conhecimento nem do Palácio e nem do ministro da Fazenda”, afirmou Haddad.

Em 16 de abril chegou a Casa Civil o projeto para ampliar a Tarifa Social, processo que ainda não havia sido feito, como mencionou Haddad. A partir de agora as chances de liberar a gratuidade deste serviço aumentam. 

Como vai funcionar a nova Tarifa Social?

Enquanto hoje a Tarifa Social oferece um desconto de até 65% no valor da conta de energia elétrica, com exceção de um único grupo que conseguia a gratuidade, o novo programa vai beneficiar:

Também será criado um desconto no valor da conta de energia elétrica dessa forma:

Quem tem direito aos descontos da Tarifa Social hoje?

Atualmente, para ter acesso ao desconto que pode chegar a 65% do valor da conta de energia elétrica, o cidadão titular da conta precisa atender aos seguintes critérios:

  • Pessoas com deficiência ou idosas a partir dos 65 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou 
  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou
  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês e que possua entre seus membros pessoa que dependa de aparelho ligado a energia elétrica para cuidados com a saúde. 

Descontos liberados

  • Consumo mensal de até 30 kWh/mês – desconto de 65%;
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh/mês – desconto de 40%;
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh/mês – desconto de 10%.

O desconto chega a 100% para quilombolas e indígenas. 

Como se inscrever no Tarifa Social para conseguir descontos?

Não é necessário fazer inscrição no Tarifa Social, isso porque a concessão do desconto é feita de forma automática pela companhia de energia elétrica ao cruzar os dados do titular da conta de luz com o Cadastro Único. 

Caso o desconto não tenha acontecido o cidadão deve:

  • procurar o atendimento da companhia de fornecimento de energia e apresentar o contrato de locação ou compra e venda, para trocar a titularidade da conta; 
  • atualizar o seu endereço no Cadastro Único. 

 

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile