O cenário corporativo está cercado de desafios, por isso, a gestão financeira não é mais uma questão de controle, mas sim uma maneira estratégica de gerir os negócios. É preciso buscar caminhos para tomar decisões fundamentadas que não prejudicarão o crescimento por meio de um planejamento financeiro bem elaborado. Assim, o planejamento financeiro é um diferencial que pode tornar o negócio mais competitivo. Acompanhe esse artigo e entenda mais.
Como é feita a consultoria financeira?
A consultoria financeira não se resume em analisar planilhas. É necessário estratégia para primeiramente entender a realidade financeira de uma pessoa ou empresa, como Acquinox Advisors, identificar a raiz do problema e planejar soluções.
Por ser um trabalho complexo, o ideal é contratar empresa especialista em liderança e consultoria M&A e SPA, a fim de alavancar os negócios de uma organização por meio de soluções financeiras.
Consultoria financeira em M&A e SPA
É fundamental delimitar o que é M&A e SPA para entender como as empresas aproveitam oportunidades e incorporam em novas parcerias. Veja:
- M&A: se refere a fusões e aquisições de uma empresa. Ou seja, são os processos que uma empresa adquire, se reúne ou se incorpora em outra organização. São maneiras estratégicas de entrada em novos mercados, crescimento e aumento de competitividade;
- SPA: o Sale and Purchase Agreement é um tipo de contrato que formaliza as condições de transações, como o preço, forma de pagamento, prazo para quitação, condições da finalização do negócio e outros fatores.
Passo a passo da consultoria financeira na prática
Por ser uma forma estratégica e completa de organizar uma empresa, é necessário seguir alguns passos para fazer a consultoria jurídica. Veja:
- Diagnóstico financeiro: análise dos demonstrativos da empresa, a fim de identificar os problemas;
- Objetivos alinhados: definição dos objetivos, como reduzir custos, atrair investidores, reestruturar dívidas e se preparar para a venda (M&A);
- Planejamento: projeções financeiras, plano de reestruturação, precificação, reorganização societária, etc.;
- Implementação: execução com a prática de mudanças, rotina de controle, reuniões para avaliar o desempenho;
- Relatórios: gráficos e dashboards, relatórios financeiros e formação de base de dados.
Assim, a consultoria vai identificar como pode ser feita a fusão ou aquisição considerando os aspectos jurídicos do contrato.
Conclusão: vantagens de fazer a consultoria financeira
A consultoria financeira é essencial para o crescimento de uma empresa. Considerando as constantes mudanças mercadológicas, as decisões devem ser tomadas de maneira estratégica, considerando os potenciais e os riscos, principalmente financeiros.
Uma das maneiras de realizar a consultoria é através da fusão e aquisição M&A, como também formalização de contratos em SPA. Assim, uma empresa consegue manter atratividade de investidores e compradores, com maior probabilidade de sucesso em suas parcerias.