VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Polícia Federal investiga um golpe no Caixa Tem que já desviou pelo menos R$ 2 bilhões nos últimos anos. As vítimas acabaram perdendo valores de programas assistenciais, como o FGTS e o Seguro-Desemprego. O esquema contava até com participação de funcionários da Caixa; entenda melhor.

Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Uma quadrilha vinha aplicando o golpe no caixa Tem há pelo menos cinco anos, com prejuízos de R$ 2 bilhões e milhares de vítimas pelo país. A organização criminosa contava com a participação de funcionários da Caixa Econômica. Assim os criminosos tinham acesso facilitado às informações das vítimas.
O alvo eram pessoas que recebiam benefícios de programas sociais ou que tinham direito ao FGTS ou ao Seguro-Desemprego.
Golpe no Caixa Tem
- Segundo apuração do Fantástico, os criminosos são tão cruéis que chegam a debochar das vítimas.
- Apesar de a Polícia não revelar o chefe do esquema, a reportagem descobriu que seu apelido é Careca, ele foi preso em 2022, mas respondeu ao processo em liberdade.
- O notebook apreendido ajudou a identificar o crime, que foi aplicado por tanto tempo graças à ajuda de funcionários da Caixa.
- Eram eles quem disponibilizavam as informações sigilosas das vítimas essenciais para o acesso às contas.
- E pior, em alguns casos esses mesmos funcionários chegaram a fazer o saque presencialmente na boca do caixa a pedido dos golpistas.
- Além da disponibilização das informações, os funcionários da Caixa também alteravam os e-mails cadastrados, o que facilitava o acesso às contas.
- Assim os criminosos acessavam as contas e mudavam as senhas.
Muita gente pode ter sido vítima do golpe e nem se deu conta ainda, quem foi vítima da organização criminosa deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o telefone 0800 726 0101.