SALESóPOLIS, SP — Já foram emprestados R$ 7,7 bilhões por meio do crédito consignado dedicado ao trabalhador CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Os dados são da Dataprev e foram apurados entre 21 de março até 16 de abril deste ano.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Pelo menos 47 milhões de pessoas podem contratar o empréstimo consignado do CLT. Incluindo trabalhadores domésticos, rurais e os contratados por Microempresas Individuais (MEIs).
De acordo com o relatório da Dataprev divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, já foram realizados 1.273.084 contratos, beneficiando 1.246.995 trabalhadores.
São mais contratos do que trabalhadores porque é possível que uma única pessoa peça por dois créditos em bancos diferentes.
Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná lideram o ranking de estados que têm mais contratações.
Como vai funcionar o consignado do trabalhador CLT?
O pedido do empréstimo consignado é feito inicialmente pelo App Carteira de Trabalho Digital. Depois de informar que gostaria de receber opções de empréstimo consignado, os bancos vão avaliar a ficha daquele colaborador.
Em até 24 horas os bancos disponibilizarão a sua proposta de crédito. O passo seguinte é pedir o crédito na instituição, com as seguintes condições:
- Até 35% do salário do trabalhador pode ser comprometido para o pagamento da parcela do empréstimo;
- O desconto vai acontecer na folha direto pelo sistema do eSocial;
- As taxas de juros e prazo de pagamento não foram informadas, mas deverão respeitar o comum para um consignado.
Em caso de demissão do trabalhador, o desconto para quitar o empréstimo será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite legal.
O cidadão pode usar até 10% do saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para garantias e ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Como fazer o pedido
- O trabalhador vai acessar o App Carteira de Trabalho Digital e se habilitar para receber proposta de empréstimo;
- Ao avaliar os dados do trabalhador (nome, CPF, renda e tempo de emprego) os bancos enviarão as suas propostas de empréstimo, dentro de um prazo de 24 horas;
- Feito isso, o cidadão vai conseguir escolher a opção que achar mais vantajosa fazendo a solicitação em contato direito com o banco.
Valor médio recebido
A pesquisa da Dataprev mostrou que a média recebida por trabalhador tem sido de:
- R$ 5.606 com até 16 meses para pagar.