Atenção, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): o órgão anunciou mudanças nas regras para dar entrada na aposentadoria até 2031. Veja quais são as mudanças.

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Desde a Reforma da Previdência, em novembro de 2019, novas regras passaram a valer para aposentadoria pelo INSS. Desde 2023, as mulheres podem se aposentar aos 62 anos com 15 anos de contribuição, enquanto os homens aos 65 anos, com 20 anos de contribuição.
Segundo o Governo Federal, para quem já estava no mercado de trabalho antes da reforma, foram criadas cinco regras de transição, válidas até 2031. No entanto, as regras têm variações nos critérios de idade, tempo de contribuição e pedágios, permitindo que os trabalhadores escolham a melhor forma de se aposentar.
Confira as regras de transição para aposentadoria
O governo criou cinco regras de transição para quem já estava no mercado de trabalho. O objetivo é estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais para pedir a aposentadoria.
Veja quais são as regras de transição:
-
Regra dos pontos: soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2025, são exigidos 92 pontos para mulheres e 102 para homens, com tempo mínimo de 30 e 35 anos de contribuição, respectivamente;
-
Idade mínima progressiva: aumenta 6 meses por ano até atingir 62 anos para mulheres e 65 para homens. Em 2025, exige 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens), além do tempo mínimo de contribuição;
-
Aposentadoria por idade: exige idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com 15 anos de contribuição.
-
Pedágio de 50%: exige tempo de contribuição mínimo e um acréscimo de 50% do tempo que faltava em novembro de 2019 para atingir esse mínimo. Não exige idade mínima.
-
Pedágio de 100%: além do tempo de contribuição mínimo (30 anos para mulheres, 35 para homens), é necessário cumprir o dobro do tempo que faltava em 2019, com idade mínima de 57 anos (mulheres) e 60 (homens).
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o INSS, confira.
Como conferir quanto tempo falta para aposentar pelo INSS?
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS e utilize a opção “Simular Aposentadoria”. A ferramenta indica quanto tempo falta para se aposentar com base nas regras atuais.
É essencial manter os dados atualizados no CNIS, documento que registra toda a vida laboral do segurado.