Idosos que são DESRESPEITADOS na perícia médica do INSS ganham direitos na justiça

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A perícia é um momento importante para quem está solicitando benefícios do INSS. Assim, os idosos que são desrespeitados na perícia médica podem entrar com ações na justiça. Quem não tem condições de pagar um advogado pode aproveitar a defensoria pública. Descubra quais situações são classificadas como desrespeito.

Idosos que são DESRESPEITADOS na perícia médica do INSS ganham direitos na justiça 
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR

Há alguns relatos de que as vezes idosos são desrespeitados na perícia médica do INSS e acabam não fazendo nada nessa situação. Geralmente isso acontece por falta de informação, afinal, eles têm direito de entrar com ações na justiça. Mas, antes de disso precisam entender o que se caracteriza como situação de desrespeito.

O que é desrespeito na perícia médica?

Algumas situações podem ser entendidas com desrespeito durante a perícia médica do INSS. Nesses casos o segurado pode entrar com ação contra o Instituto, no entanto, o reconhecimento do desrespeito acontece apenas após análise durante o julgamento.

Confira algumas situações que podem ser classificadas como desrespeito:

O que fazer em caso de desrespeito durante a perícia do INSS?

Fui desrespeitado na perícia do INSS, como entrar na Justiça?

Todo o segurado que se sentir desrespeitado pode sim entrar na Justiça, no entanto, a ação será julgada. Durante esse julgamento o juiz vai analisar as provas apresentadas pela suposta vítima.

Segundo a Schettini Advogados essa situação pode gerar indenização por danos morais quando ficar comprovado que ela gerou abalos emocionais. Contudo, apenas em consulta com o seu advogado você terá uma orientação detalhada sobre o seu caso.

Ações do Governo para reduzir a fila do INSS

Uma das principais reclamações dos aposentados é justamente o longo tempo de espera pelo benefício. Para reduzir esse tempo o Ministério da Previdência adotou um plano com as seguintes ações:

Além disso, apenas os servidores que cumprirem com a meta poderão receber os pagamentos adicionais.

Segundo Lila Cunha, especialista do FDR, uma decisão do STF mudou a aposentadoria dos brasileiros, entenda.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile