Cuidado com o golpe! O Banco Central NÃO envia links para os brasileiros

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Não cai em golpes, o Banco Central não envia para devolução de valores a partir do CPF. Criminosos estão aproveitando que realmente existem valores a serem devolvidos a estão aplicando golpes. Entenda melhor e proteja seus dados.

Cuidado com o golpe! O Banco Central NÃO envia links para devolução de valores
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O alerta é da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, de acordo com a Secom o Banco Central não envia links para devolução de valores a partir do CPF. O BC também não entra em contato com os brasileiros para confirmação de dados pessoais.

Essas situações são golpes que estão fazendo vítimas em todo o país nas últimas semanas; veja como não se tornar uma também.

Banco Central não envia para devolução de valores

Além disso, o Governo não patrocina anúncios sobre o Sistema Valores a Receber. Portanto, caso veja algum enquanto acessa um site ou rede social, não clique, é um golpe.

A Secretaria também recomenda que os brasileiros chequem as informações antes de compartilhá-las. Afinal, existe outro golpe na praça, a chamada deep fake. Nele os golpistas usam inteligência artificial para simular o rosto de pessoas conhecidas e assim divulgam informações falsas.

 

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile