Cuidado com o golpe! O Banco Central NÃO envia links para os brasileiros

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Não cai em golpes, o Banco Central não envia para devolução de valores a partir do CPF. Criminosos estão aproveitando que realmente existem valores a serem devolvidos a estão aplicando golpes. Entenda melhor e proteja seus dados.

Cuidado com o golpe! O Banco Central NÃO envia links para devolução de valores
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O alerta é da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, de acordo com a Secom o Banco Central não envia links para devolução de valores a partir do CPF. O BC também não entra em contato com os brasileiros para confirmação de dados pessoais.

Essas situações são golpes que estão fazendo vítimas em todo o país nas últimas semanas; veja como não se tornar uma também.

Banco Central não envia para devolução de valores

  • O golpe aproveita o Sistema Valores a Receber (SVR) para atrair as vítimas com a oferta de saque através do CPF.
  • O SVR realmente existe e possibilita acesso a valores esquecidos em contas antigas, no entanto, o Banco Central não entra em contato com o cidadão informando sobre o saque.
  • É total responsabilidade do brasileiro fazer a consulta para descobrir se tem direito ao saque ou não. Danielle Gomes, especialista do FDR, ensina como consultar o SVR.
  • “Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, Whatsapp, Telegram ou qualquer outro meio eletrônico”, recomenda a Secom.

Além disso, o Governo não patrocina anúncios sobre o Sistema Valores a Receber. Portanto, caso veja algum enquanto acessa um site ou rede social, não clique, é um golpe.

A Secretaria também recomenda que os brasileiros chequem as informações antes de compartilhá-las. Afinal, existe outro golpe na praça, a chamada deep fake. Nele os golpistas usam inteligência artificial para simular o rosto de pessoas conhecidas e assim divulgam informações falsas.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.