SALESóPOLIS, SP — A partir desta sexta-feira (25) começam as novidades no empréstimo consignado do trabalhador CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Já foram movimentados R$ 7,6 bilhões com esse crédito, e agora a ideia é torna-lo ainda mais simplificado.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Conforme foi anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, começa nesta sexta-feira (25) a liberação de consignado do CLT por meio do App dos bancos.
Até então os pedidos têm acontecido usando o App Carteira de Trabalho Digital. Neste esquema, os bancos fazem sua proposta e o trabalhador seleciona a melhor opção entrando em contato com a instituição.
Ao permitir que a simulação aconteça direto com o banco, o governo elimina uma etapa e libera a contratação direto com a instituição financeira que o trabalhador tem mais confiança ou preferência.
Regras do consignado do trabalhador CLT
O pedido do empréstimo consignado é feito inicialmente pelo App Carteira de Trabalho Digital. Depois de informar que gostaria de receber opções de empréstimo consignado, os bancos vão avaliar a ficha daquele colaborador.
Em até 24 horas os bancos disponibilizarão a sua proposta de crédito. O passo seguinte é pedir o crédito na instituição.
Uma pesquisa da Dataprev mostrou que já foram realizados 1.273.084 contratos, beneficiando 1.246.995 trabalhadores. Cada um pode sacar, em média, R$ 5.600.
- Até 35% do salário do trabalhador pode ser comprometido para o pagamento da parcela do empréstimo;
- O desconto vai acontecer na folha direto pelo sistema do eSocial;
- As taxas de juros e prazo de pagamento não foram informadas, mas deverão respeitar o comum para um consignado.
Em caso de demissão do trabalhador, o desconto para quitar o empréstimo será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite legal.
O cidadão pode usar até 10% do saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para garantias e ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Como fazer o pedido atualmente
- O trabalhador vai acessar o App Carteira de Trabalho Digital e se habilitar para receber proposta de empréstimo;
- Ao avaliar os dados do trabalhador (nome, CPF, renda e tempo de emprego) os bancos enviarão as suas propostas de empréstimo, dentro de um prazo de 24 horas;
- Feito isso, o cidadão vai conseguir escolher a opção que achar mais vantajosa fazendo a solicitação em contato direito com o banco.
Como serão feitos os novos pedidos de empréstimo
- Acesse o App do banco que desejar e faça login;
- Na opção “Empréstimo” selecione “Consignado do trabalhador CLT”;
- Simule a contratação com base nos seus dados;
- Siga os próximos passos orientados pelo App.