Shein emite comunicado para clientes com mudanças nos preços a partir de 25/04

A varejista chinesa de moda Shein informou a seus consumidores que os preços dos produtos sofrerão reajustes a partir do dia 25/04. Em comunicado enviado aos usuários da plataforma, a empresa atribui a decisão a mudanças recentes nas regras de comércio internacional, que vêm impactando os custos operacionais.

Shein emite comunicado para clientes com mudanças
nos preços a partir de 25/04. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Shein, conhecida por vender roupas e acessórios a preços acessíveis, recomenda que os clientes antecipem suas compras para aproveitar os valores atuais. A marca afirma, segundo matéria da CNN, que os reajustes são necessários para manter a qualidade dos itens oferecidos, mesmo diante do aumento nas despesas com importações.

Aumento de tarifas na Shein

Além da Shein, outra gigante do varejo online, a Temu, também anunciou aumentos semelhantes nos preços de seus produtos. As duas empresas são diretamente afetadas por novas medidas adotadas pelo governo dos Estados Unidos, que tem o objetivo de restringir benefícios fiscais antes concedidos a encomendas internacionais de menor valor.

Até então, produtos enviados da China ou de Hong Kong com valor abaixo de US$ 800 entravam nos EUA sem a cobrança de impostos, graças a uma política chamada “de minimis”. A nova legislação, no entanto, revoga essa isenção, aumentando as tarifas sobre essas mercadorias e, consequentemente, os custos para as empresas.

A medida, assinada recentemente pelo presidente Donald Trump, entra em vigor no dia 02/05. Com isso, os principais marketplaces chineses que operam nos Estados Unidos, como Shein e Temu, já estão se reorganizando para lidar com o novo cenário.

A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, traz a lista do que ficou mais caro e riscos para o Brasil com as mudanças nos EUA.

Impactos para os consumidores

A mudança na política comercial pode representar um desafio para consumidores acostumados a encontrar ofertas com preços extremamente baixos em plataformas internacionais. Para tentar suavizar o impacto, as marcas estão comunicando os clientes com antecedência e reforçando o convite para comprar antes do reajuste.

A Shein, que ganhou popularidade por sua ampla variedade de produtos e entregas rápidas, não detalhou quais categorias sofrerão mais impacto com a mudança. No entanto, é esperado que itens mais pesados ou com maior valor agregado sintam mais fortemente os efeitos do aumento das tarifas.

Ainda não há uma estimativa oficial sobre o percentual de reajuste nos preços, mas especialistas em comércio internacional indicam que os custos extras devem ser repassados, ao menos em parte, ao consumidor final.

 

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Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
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