SãO PAULO (SP) — Enviar a declaração do Imposto de Renda é uma das obrigações do contribuinte brasileiro. O documento, que deve ser enviado anualmente, neste ano precisa ser preenchido até o mês de maio. No entanto, alguns contribuintes declararão o Imposto de Renda pela primeira vez.

De acordo com a Receita Federal, são esperadas 46,2 milhões de declarações em 2025. Desse total, cerca de 3,7 milhões deverão ser contribuintes que irão prestar contas com a Receita Federal pela primeira vez.
O prazo de envio já foi iniciado e será encerrado às 23 horas e 59 minutos do dia 30 de maio. Para quem vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez, é preciso estar atento a alguns detalhes, conforme a recomendação da própria Receita Federal.
“Para os novatos, a atenção deve ser redobrada, pois não há declarações anteriores”, afirma a Receita.
Saiba como declarar o Imposto de Renda pela primeira vez:
- Para prestar contas com o órgão federal, é preciso que o contribuinte reúna as informações de rendimentos recebidos ao longo do ano de 2024;
- Além disso, ele também deverá apresentar seus dados pessoais, como CPF, data de nascimento e endereço;
- Também é necessário reunir os documentos dos dependentes, caso inclua algum em sua declaração do Imposto de Renda;
- Entre os documentos, o mais importante é o informe de rendimentos;
- Ele é enviado pelas empresas ou pelo INSS, no caso de aposentados;
- Essas informações devem ser preenchidas no programa ou aplicativo da Receita Federal;
- A plataforma conta com campos específicos, como informe de rendimentos tributáveis e deduções legais.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, vale lembrar que atualmente o sistema da Receita Federal fornece alguns auxílios para quem está declarando o Imposto de Renda.
Isso porque é possível utilizar a declaração pré-preenchida, que disponibiliza as informações sobre rendimentos que a Receita Federal já possui sobre o contribuinte. Nesse caso, é essencial que o cidadão tenha a conta prata ou ouro do gov.br.
Outra ajuda está disponível pela opção de verificar pendências, que existe no programa da Receita Federal.
Ao clicar nela, a plataforma irá mostrar quais pendências impedem o envio da declaração do Imposto de Renda. Elas deverão ser corrigidas para que o documento possa ser enviado ao órgão federal.