Precisa de óculos de grau? Um programa promovido pela organização Parceiros da Educação Rio, do Rio de Janeiro, oferece exames oftalmológicos e óculos gratuitos para estudantes do ensino fundamental da rede municipal. Veja como conseguir o benefício.

Imagem: Reprodução
Segundo o Investidor, a iniciativa tem o objetivo de combater problemas de visão que afetam o desempenho escolar de crianças, especialmente aquelas com dificuldades visuais não diagnosticadas.
Em 2024, mais de 4 mil estudantes foram atendidos, com a distribuição de aproximadamente 400 óculos. Para este ano, a expectativa de atender 5 mil estudantes e distribuir 500 pares de óculos em 19 escolas municipais.
De acordo com a Agência Brasil, crianças com problemas de visão aprendem 50% menos do que aquelas com visão normal ou corrigida. No Brasil, quase 800 mil estudantes têm dificuldades para enxergar, colocando o país na terceira posição do ranking global, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Quem pode receber óculos de grau de graça?
-
Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal.
-
Crianças que apresentam dificuldades de visão, impactando seu rendimento escolar.
Como funciona o programa que oferece óculos de grau gratuito para estudantes?
A triagem inicial é feita a partir da identificação de estudantes com possíveis problemas de visão. Assim, ele poderá realizar uma consulta com especialistas, assim como exames oftalmológicos por profissionais da clínica Vita Oftalmologia.
Por fim, será realizada a distribuição de óculos de grau para os alunos que precisem do óculos para enxergar no dia a dia.
De acordo com a ONG responsável pelo projeto, entre 10% e 20% dos alunos da rede pública sofrem com algum tipo de dificuldade visual. O problema, além de atrapalhar a aprendizagem, pode contribuir para o abandono do espaço escolar.
Outras informações estão disponíveis no FDR.
Outro benefício para estudantes da rede pública de ensino
Segundo Jamille Novaes, em alguns dias, 4 milhões de estudantes começam a receber o pagamento de abril do Pé-de-Meia. A poupança do ensino médio é um auxílio importante para quem estudante. São R$ 200 mensais e mais R$ 1 mil liberados ao final do ano.