SãO PAULO (SP) — Responsável por atender os trabalhadores brasileiros, o INSS oferece importantes benefícios para os cidadãos, incluindo a aposentadoria. Recentemente o órgão federal informou sobre a liberação de um pagamento de extras para alguns brasileiros.

O benefício será liberado para servidores do INSS e médicos peritos que trabalham para o órgão federal. O pagamento do extra será realizado como incentivo para o adiantamento de análises de benefícios.
A medida será adotada pelo Governo Lula como uma forma de reduzir o tempo de espera na fila do INSS. Atualmente, de acordo com o Jornal O Globo, cerca de 2 milhões de beneficiários aguardam alguma decisão do INSS.
Para reduzir essa fila, foi criado o “Programa de Gerenciamento de Benefícios”. A iniciativa será responsável por realizar o pagamento de um benefício extra para os servidores.
Entenda como funcionará o pagamento de extra do INSS:
- O crédito será liberado a cada processo ou perícia concluída;
- O valor foi fixado em R$ 68 por processo e R$ 78 por perícia ou análise documental realizada;
- O pagamento será efetuado tanto para servidores quanto para os médicos;
- Os funcionários públicos deverão analisar, de forma prioritária, os processos que estão pendentes há mais de 45 dias;
- Também serão analisados os processos que estão com o prazo judicial expirado;
- Outra análise que deverá ser priorizada é a da liberação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que também exige que o futuro beneficiário passe pelo procedimento de perícia médica do INSS.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o bônus será pago durante um prazo de 12 meses. No entanto, a validade do programa poderá ser prorrogada até o final de 2026.
A iniciativa irá beneficiar os brasileiros que atualmente aguardam na fila do INSS e deverá reduzir de forma significativa o tempo de espera pela análise do benefício.