SãO PAULO (SP) — Conquistar a aposentadoria do INSS é um sonho para muitos trabalhadores brasileiros que se mantém ativos no mercado. No entanto, realizar o planejamento para conseguir parar de trabalhar ainda pode ser um desafio.

Para auxiliar os trabalhadores neste momento de planejamento, o INSS disponibiliza uma importante plataforma que permite a simulação da aposentadoria.
A ferramenta está disponível para todos os segurados pelo órgão federal e permite que o trabalhador saiba exatamente por quanto tempo já contribuiu e quanto falta para conquistar a aposentadoria do INSS.
Com acesso remoto e facilitado, a ferramenta está disponível por meio do portal do Meu INSS. Para ter acesso é necessário que o cidadão conte com uma conta Gov.BR.
Saiba como usar o simulador de aposentadoria do INSS:
- Para utilizar a plataforma é preciso que o cidadão acesse o site do Meu INSS;
- Em seguida, será preciso digitar o CPF e a senha cadastradas no sistema;
- Nesse momento será necessário buscar pela opção de simulador de aposentadoria no menu de procura;
- Depois, o trabalhador terá acesso ao tempo que já contribuiu e quanto falta para conseguir a aposentadoria;
- Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, são apresentadas diferentes opções que detalham a realidade de cada modelo de aposentadoria do INSS;
- Por isso, é preciso que o trabalhador saiba qual é o mais vantajoso para a conquista do benefício.
“A automação reduz a demanda sobre as áreas de gestão de pessoas, que antes precisavam atender um grande volume de solicitações manuais, otimizando o atendimento e permitindo que os órgãos foquem em atividades estratégicas. Outro benefício relevante é o incentivo à atualização dos dados cadastrais e funcionais, o que garante mais precisão nas informações e projeções, contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente”, afirmou Antônio Fiuza, diretor de Soluções Digitais e Informações Gerenciais do MGI do órgão federal, em comunicado oficial do Governo Federal.