SALESóPOLIS, SP — O cartão por aproximação pode ter função débito ou crédito. O seu grande diferencial é a tecnologia que permite que o pagamento seja feito sem necessidade de colocar senha na maquininha. Porém, essa mesma vantagem também é motivo de risco para golpes.

O cartão por aproximação possui um eletroímã que gera energia e ativa um sistema de rádio que transmite informações entre o cartão e a maquininha. Dessa forma, permite que o pagamento seja feito de maneira mais rápida.
A tecnologia é uma excelente opção principalmente para quem guarda todo o seu dinheiro na conta, e precisa usar o cartão no dia a dia. Da padaria até o transporte público, praticamente todas as empresas aceitam essa forma de pagamento.
Vale entender, no entanto, que tanto o crédito como o débito permitem essa função. O que o usuário precisa é estabelecer limites e tomar atitudes de prevenção para não ser prejudicado.
Quais os cuidados necessários para aproveitar o cartão por aproximação?
Para aproveitar essa função do cartão do seu banco, o usuário também precisa tomar algumas atitudes de prevenção para fins de segurança.
O que incluí:
Escolher uma carteira de confiável
- Prefira usar carteiras digitais que exigem autenticação biométrica, por exemplo: Apple Pay, Carteira do Google ou Samsung Pay;
- Neste caso é necessário autorizar a transição no momento da aproximação. Mesmo que não peça senha, o sistema solicita autenticação por biometria ou reconhecimento facial.
Coloque limite no pagamento
- Os bancos permitem definir um valor máximo por transação sem senha, além de um limite diário total;
- Não significa que passado o limite o cartão não pode mais ser usado, mas ultrapassado esse limite a única forma é inserindo a senha de forma manual na maquininha.
Mantenha contato com o banco
- Caso seu celular seja perdido, ou o cartão tenha desaparecido, entre em contato com o banco imediatamente;
- Solicite o bloqueio do seu cartão para evitar prejuízos.
Um outra dica importante é não emprestar seu cartão para ninguém, pois corre o risco de ter seu dinheiro desviado.