Tomate, ovo e café disparam nos preços — veja a lista de alimentos que viraram luxo no Brasil

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — As compras no mercado estão mais caras após o tomate, ovo e café dispararem nos preços. Infelizmente tem muito brasileiro deixando de comprar alguns alimentos que viraram luxo. Confira a lista agora, no FDR.

Tomate, ovo e café disparam nos preços — veja a lista de alimentos que viraram luxo no Brasil
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O IBGE acaba de divulgar a lista de alimentos que dispararam nos preços no mês de março. O destaque negativo vai para o tomate, ovo e café, que estão ainda mais caros. Com esses aumentos diversos alimentos se tornaram luxo no Brasil e estão sendo substituídos.

 Tomate, ovo e café disparam nos preços

Segundo a CNN Brasil, o setor de Alimentos e Bebidas teve um aumento significativo nos preços. Passando de 0,70% em fevereiro para 1,17% em março. E se engana quem pensa que esse reajuste afeta apenas a alimentação fora de casa, a alimentação domiciliar aumentou 1,31%.

A pesquisa do IBGE apontada pelo portal mostra quais foram os principais vilões desse aumento:

  • Manga: 25,64%
  • Tomate: 22,55%
  • Ovo de galinha: 13,13%
  • Café moído: 8,14%
  • Leite longa vida:3,34%
  • Pão Francês: 1,18%
  • Refeição: 0,86%
  • Lanche: 0,63%

Segundo Marina Costa, especialista do FDR, o Governo anunciou que o preço dos ovos abaixou.

Por outro lado, alguns itens tiveram uma redução, entre eles o óleo de soja (−1,99%), o arroz (−1,81%) e as carnes (−1,60%).

“Para o tomate, com o calor dos meses de verão, houve uma aceleração na maturação, levando a antecipação da colheita em algumas praças. Sem essas áreas de colheita em março, houve uma redução na oferta, trazendo pressão de alta sobre os preços. Para os ovos, houve aumento por conta do custo do milho, base da ração das aves, além de estarmos no período de quaresma, com maior demanda por essa proteína”, explica Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa do IBGE.

O resultado do mês de março será divulgado no dia 9 de maio.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.