Atenção! Pagamento do salário muda de data neste mês; veja o que vai acontecer

Em abril, o tradicional pagamento do salário no dia 20 pode sofrer alteração, já que a data cai em um domingo, seguido por um feriado nacional na segunda-feira (21), Dia de Tiradentes. Diante disso, muitos trabalhadores têm dúvidas se o valor será liberado antes do fim de semana ou apenas no dia 22, terça-feira.

Atenção! Pagamento do salário muda de data neste mês; veja
o que vai acontecer. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

É importante saber que não há obrigação legal para que o pagamento do salário, especialmente quando se trata de adiantamentos, ocorra antes de feriados ou finais de semana. A legislação trabalhista determina apenas que o salário integral seja pago até o quinto dia útil do mês seguinte, o que não abrange o adiantamento feito no meio do mês.

O que muda no pagamento do salário adiantado?

O costume de antecipar uma parte do salário, geralmente em torno de 40% do valor total, no dia 20 é prática comum em muitas empresas, mas isso não significa que seja obrigatório. A antecipação pode ou não ocorrer, dependendo das regras internas da empresa ou de acordos firmados com sindicatos.

Em algumas situações específicas, como acordos coletivos ou normas estabelecidas no regulamento interno, o empregador pode ser obrigado a liberar o adiantamento antes de um feriado prolongado. Fora desses casos, a empresa tem liberdade para realizar o pagamento no primeiro dia útil após o recesso, neste mês, na terça-feira, dia 22.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre salário que chega até R$ 2.099,27 para trabalhadores deste estado.

Como saber quando o dinheiro vai cair?

Se você depende do adiantamento para organizar suas finanças e está em dúvida sobre a data de liberação, o ideal é entrar em contato com o setor de recursos humanos da sua empresa. Caso não tenha esse canal, uma conversa direta com sua chefia imediata também pode esclarecer a situação.

Mas atenção: o pedido de informação ou mesmo de antecipação deve ser feito com bom senso e cuidado, para não gerar mal-entendidos ou conflitos no ambiente de trabalho. Vale lembrar que, se a empresa decidir realizar o pagamento somente após o feriado, ela estará agindo dentro da legalidade.

E se eu precisar do dinheiro antes?

Se a data definida pela empresa não for suficiente para você cobrir gastos urgentes, é possível solicitar um adiantamento extra de forma pontual. Contudo, a empresa não é obrigada a aceitar o pedido, a liberação depende da política interna e da relação de confiança com o colaborador.