ARAGUARI, MG — Após o anúncio feito pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, sobre melhorias no sistema, o lançamento do PIX parcelado já tem data estimada: setembro de 2025. A novidade promete transformar a forma como os brasileiros lidam com pagamentos digitais.

Além do PIX parcelado, que facilitará compras em várias vezes via transferência instantânea, outras duas funções também foram confirmadas. O Pix em garantia chega em 2026, e o autoatendimento de devolução estará disponível a partir de 1º de outubro. Essas mudanças visam tornar o sistema ainda mais versátil, ampliando seu uso para negociações com mais segurança, praticidade e autonomia para o consumidor.
O que é o PIX parcelado?
Com o lançamento previsto para setembro, o PIX parcelado deve ampliar o acesso ao crédito diretamente pelo sistema de transferências instantâneas. A nova função permitirá que o consumidor parcele pagamentos mesmo sem limite no cartão.
Na prática, o PIX parcelado funciona de forma parecida com o parcelamento com juros do cartão de crédito. O vendedor recebe o valor integral na hora, enquanto o comprador quita o débito em várias parcelas. A expectativa do Banco Central é que a funcionalidade beneficie especialmente quem busca mais flexibilidade para compras e pagamentos no dia a dia.
O Banco Central aposta que o PIX parcelado deve ampliar o uso da ferramenta no comércio, especialmente para compras com valores mais altos. A medida tende a beneficiar consumidores que não têm acesso facilitado ao crédito tradicional.
Com o PIX parcelado, será possível dividir o pagamento em qualquer transação feita pelo sistema, inclusive em transferências entre pessoas físicas. A funcionalidade amplia o alcance e a utilidade do Pix no dia a dia.