Ovos de Páscoa ainda são febre e mais da metade dos brasileiros vai comprar

SALESóPOLIS, SP — A Páscoa está chegando, a comemoração acontece neste domingo (20). Além de toda a representação religiosa deste momento, a data comemorativa também é lembrada pelos ovos de chocolate. E mesmo caros, parece que os brasileiros não abriram mão de comer. 

ovos de páscoa
Ovos de Páscoa ainda são febre e mais da metade dos brasileiros vai comprar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Uma pesquisa feita pela Nexus mostrou que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de Páscoa em 2025. Para quem prefere os artesanais, as encomendas já finalizaram na maioria das confeitarias. 

As doceiras começam a divulgar o cardápio de Páscoa e a recolher os pedidos logo após o encerramento do Carnaval. Neste ano todo mundo percebeu que os valores subiram, tanto dos ovos caseiros como daqueles vendidos no mercado.

Até mesmo por isso, o levantamento da Nexus mostrou que 46% dos brasileiros vão substituir os ovos por similares, como bombons ou barras. 

Ovos de Páscoa ainda são a preferência da população

A pesquisa da Nexus entende que embora o valor do chocolate esteja mais caro, o motivo que faz 52% da população ainda optar por comprar ovo de Páscoa é a sua tradição. 

Este produto não é vendido ao longo do ano nos mercados ou lojas de chocolate, e pouco se encomenda ovos em outros meses que não o de comemoração da Páscoa. 

A pesquisa também mostrou que, em média, cada consumidor pretende adquirir até 3 ovos, mas quer gastar no máximo R$ 50. Embora a média de preço por unidade seja de R$ 59. 

No ranking sobre o público que deve ser presenteado, as crianças lideram, eles foram citados por 61% dos entrevistados, seguido por familiares (30%) e cônjuges (19%).

Vale a pena trocar o ovo de Páscoa por outro chocolate?

Pelo menos 76% dos entrevistados concordaram em trocar seu ovo de chocolate por produtos similares. 

Os 36% dos entrevistados que disseram não pretender comprar chocolate citaram os preços como principal motivo.

A pesquisa ainda ouviu aqueles que não costumam comprar ovos de Páscoa, que somam 43% dos entrevistados, a maioria deles são de menor renda.

O levantamento aconteceu entre os dias 27 e 31 de março, quando 2 mil pessoas foram ouvidas. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com