Mudança ameaçada? Comércios fechados nos feriados e aos domingos começa em 01/07 mas tem gente contra

A partir de 01/07, uma nova medida do Governo que regulamenta o trabalho em feriados no comércio entrará em vigor. Porém, com a possibilidade dos comércios fecharem nos feriados e aos domingos está causando problemas para alguns setores da economia. Entenda o que deve mudar! 

Mudança ameaçada? Comércios fechados nos feriados e aos domingos começa em 01/07 mas tem gente contra
Imagem: FDR

 

Segundo o Estadão, um dos setores contra a medida é o de supermercados. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, disse que é contra o fechamento. Para ele, o domingo é o primeiro ou o segundo dia mais importante de vendas no setor. 

A partir de 1º de julho, o trabalho neste período só será permitido mediante uma lei municipal ou um acordo fechado em convenção coletiva, que reúne representantes de toda a categoria profissional. 

A medida já foi prorrogada algumas vezes pelo Governo Federal.

Setores contra a medida que garante comércios fechados em feriados e nos domingos

A partir de 1º de julho de 2025, o trabalho no comércio aos domingos e feriados só será permitido mediante lei municipal específica ou acordo fechado em convenção coletiva com representantes da categoria profissional.

Em 2024, os supermercados no Brasil faturaram R$ 1,067 trilhão, o que representa 9,12% do PIB nacional. O dado é do Ranking Abras 2025, em parceria com a NielsenIQ. O levantamento inclui diversos formatos de operação: atacarejos, minimercados, e-commerce, lojas de conveniência e hortifrutis.

O setor é responsável por gerar mais de 9 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o Brasil.

Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre a medida, confira.

Calendário de feriados nacionais 2025

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile