Atenção, MEI! Projeto estende prazo de pagamento de débitos tributarios

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Câmara dos Deputados analisa um projeto que estende o prazo de pagamento de débitos tributários. A medida beneficiar Microempreendedores Individuais e empresas de pequeno porte. Saiba mais sobre essa novidade agora, no FDR.

Atenção, MEI! Projeto estende prazo de pagamento de débitos tributários
Imagem: FDR

O Projeto de Lei Complementar 182/24, em análise na Câmara dos Deputados, estende o prazo de pagamento de débitos tributários de MEIs e EPPs. A medida é válida para os débitos com o Simples Nacional, regime tributário simplificado válido para esses empresários.

Se aprovado, em 2025 não haverá exclusão de Microempreendedores Individuais, e empresas de pequeno porte por causa de dívidas no Simples Nacional.

Projeto estende prazo de pagamento de débitos tributários

  • No entanto, os empreendedores deverão fazer o pagamento do débito ao longo desse ano, segundo o projeto.
  • De acordo com o autor do projeto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), o objetivo é evitar a exclusão de empresas do Simples Nacional, o que poderia aumentar o número de falências e prejudicar a saúde da economia.

“A exclusão do Simples Nacional é um evento crítico que pode impactar o funcionamento da empresa. A nossa proposta é que esse prazo seja prorrogado até 31 de dezembro de 2025”, afirma o deputado, segundo a Agência Câmara de Notícias.

O parlamentar ainda apresentou dados que apontam que mais de 1,8 milhão de empresas correm o risco de serem excluídas do Simples Nacional graças a inadimplência desde 1º de janeiro de 2025. Essas empresas são responsáveis por um valor total de débitos que chega a R$ 26,7 bilhões.

O texto ainda será analisado pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para análise pelo Plenário. Além disso, ainda precisa passar pelo Senado e só depois pode virar lei.

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre um golpe que vem sendo aplicado contra os MEIs.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.