Você recebe o BPC/LOAS? Atenção: prazo de pagamento está acabando — veja o que fazer

SALESóPOLIS, SP — Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) precisa ficar atento aos prazos para saque do seu auxílio. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) orientou a população a respeito disso, pois muitos estavam perdendo seu pagamento. 

inss
Você recebe o BPC/LOAS? Atenção: prazo de pagamento está acabando — veja o que fazer
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O INSS orientou todos os segurados, inclusive aqueles que recebem o BPC, para que fiquem atentos ao prazo de saque do seu pagamento. 

É preciso que haja movimentação do dinheiro em conta em até 60 dias após o seu depósito. Caso contrário, o INSS recolhe o benefício e deixa-o bloqueado para fins de segurança. 

“A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação”, afirma o Instituto.

O que fazer se o benefício do INSS for bloqueado por falta de saque?

Caso o beneficiário do INSS tenha esquecido de sacar o seu salário no prazo de 60 dias, vai haver o bloqueio na conta. Para resolver essa situação basta solicitar online o desbloqueio.

O sistema vai liberar os pagamentos retroativos, isto é, os valores que ficaram bloqueados até que a correção fosse feita.

O procedimento também pode ser feito pela Central de Atendimento número 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.

Calendário de pagamentos do BPC em abril 

O calendário de pagamentos do BPC referente ao mês de abril vai começar no dia 24, serão pelo menos dez dias úteis para que todos recebam. 

Número final do benefício Data de liberação
1 24/04
2 25/04
3 28/04
4 29/04
5 30/04
6 02/05
7 05/05
8 06/05
9 07/05
0 08/05

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile