Nos últimos meses, os brasileiros vêm sofrendo com os altos preços nos mercados. Em São Paulo, alimentos como café, picanha, bacalhau, azeite e creme de avelã viraram artigo de luxo. Por isso, esses produtos, agora, ficam trancados. Entenda!

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Segundo a Folha de S.Paulo, a medida tem o objetivo de conter os furtos, que aumentaram com a alta nos preços desses produtos.
O café foi o item que mais subiu no acumulado de 12 meses, com aumento de quase 78%, segundo o IBGE. Entre fevereiro e março de 2024, a alta foi de 8,14%. Com isso, virou alvo de furtos frequentes.
Lista de produtos trancados em mercados de SP
A Folha visitou 22 supermercados em diferentes regiões da capital paulista e viu que redes como Carrefour, Extra e Pão de Açúcar adotaram medidas de proteção, principalmente para o café e outros produtos de alto valor.
Em algumas unidades, o café mais barato ficava trancado atrás de grades, enquanto os cafés em cápsulas ou mais caros estavam livres.
Durante as visitas, os funcionários relataram que os furtos ocorrem quase todos os dias. Em uma loja do Extra, por exemplo, 300 pacotes de café foram roubados em pouco tempo. A solução encontrada foi usar lacres antifurto e deixar alguns itens em áreas fechadas ou perto dos caixas.
O Grupo Pão de Açúcar informou que essa medida não segue o padrão da empresa e que a grade no café foi retirada. Já o Carrefour disse que proteger itens de alto valor é uma prática comum no varejo.
Além do café, picanha, azeite, bebidas alcoólicas e Nutella também estão entre os produtos mais protegidos. Em supermercados da rede Sonda, por exemplo, a Nutella aparece com lacres antifurto.
Outras redes como Dia, Hirota, Oba, Oxxo e Chama, não foram encontradas nenhuma proteção especial. Com os preços altos, os consumidores acabam entendendo a necessidade das proteções.
Alimentos vão ficar MAIS BARATOS! Governo anuncia parceria com setor privado para reduzir o preço
O custo dos alimentos da cesta básica subiu 4,44% no mês de fevereiro. O preço da compra do mês tem sido o principal inimigo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para recuperar sua popularidade no país. Por isso, segundo a especialista Lila Cunha, uma série de medidas foram anunciadas.
https://fdr.com.br/2025/03/17/governo-aprova-mudanca-nos-alimentos-que-vai-salvar-todos-os-brasileiros-beneficio-comeca-em-1403/