Anualmente, o salário mínimo passa por um reajuste no seu valor. Segundo o G1, a correção é calculada pela inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulada em 12 meses. Porém, uma proposta assustou os brasileiros ao propor não aumentar o salário pelos próximos seis anos.

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
A declaração foi feita pelo ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, durante um painel na Brazil Conference, evento organizado por estudantes brasileiros de Harvard e do MIT. Segundo ele, o RH do Estado Brasileiro precisa passar por uma reforma radical.
As informações são da Folha de S.Paulo.
O salário ficará congelado e sem reajuste por 6 anos?
Os trabalhadores que recebem o piso nacional podem ficar tranquilos, o salário mínimo continuará sendo reajustado anualmente.
A proposta foi sugerida pelo ex-presidente do Banco Central, Arminio Fraga, mas ele mesmo reconheceu que a medida seria inviável para o governo do presidente Lula.
Apesar disso, defendeu que:
-
Congelar o salário mínimo temporariamente seria necessário nas atuais condições fiscais;
-
É inviável manter um crescimento de 2,5% real no salário mínimo nas circunstâncias econômicas atuais;
-
Reduzir gastos tributários em 2% do PIB também seria crucial. Juntas, essas medidas representariam uma economia de 3% do PIB, o que, segundo ele, “viraria o jogo”.
O ex-presidente do BC chegou a comparar o Brasil a um “paciente na UTI”, indicando uma situação fiscal crítica e delicada.
Além disso, Arminio disse que 80% dos gastos públicos estão relacionados à Previdência e folha de pagamento dos estados. Ele considera que esse número deveria ser reduzido para 60%. Isso liberaria mais espaço para investimentos e controle fiscal.
Jamille Novaes, especialista do FDR, comenta sobre o pagamento do INSS, confira.
Atualmente, o salário mínimo continua a ter ganho real atrelado ao crescimento do PIB de dois anos antes. Porém, esse aumento não pode ultrapassar o teto estipulado pelo novo arcabouço fiscal (entre 0,6% e 2,5% ao ano).
O valor atual do salário mínimo é de R$ 1.518. Para o próximo ano, a previsão é de R$ 1.627.