Governo emite comunicado URGENTE para todos os idosos acima de 60 anos

SALESóPOLIS, SP — Completou 60 anos de idade? Parabéns, agora você é uma pessoa idosa. Há tempos o termo idoso deixou de ser associado a alguém com incapacidade, hoje os mais experientes estão em ótimo estado de saúde. Pensando neles, o governo liberada um documento específico.

idoso
Governo emite comunicado URGENTE para todos os idosos acima de 60 anos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Carteira do Idoso é um documento social usado para identificar as pessoas de baixa renda que possuem mais de 60 anos de vida. Alguns tipos de programas, como o que oferece assento gratuito em viagens de ônibus, solicitam esse documento.

A emissão da carteira é totalmente gratuita, e pode substituir um outro documento pessoal porque também terá a impressão de dados como CPF e RG.

No entanto, vale saber que esta carteira não tem foto do idoso, por isso em determinadas situações deve estar acompanhada de outro documento, por exemplo, o RG. 

Quem pode emitir a Carteira do Idoso?

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) é quem define quais os critérios para permitir que a Carteira do Idoso seja emitida. A ideia principal é conseguir identificar quem são os idosos que estão em situação de vulnerabilidade, para isso os critérios para emissão incluem:

Como emitir a Carteira do Idoso?

A emissão da Carteira do Idoso é feita de forma online, gratuita. Mas atenção! O documento só fica disponível depois que o cidadão faz a sua inscrição no Cadastro Único, diretamente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A partir do NIS (Número de Identificação Social) gerado em seu nome, ele pode ter acesso ao documento. O passo a passo funciona da seguinte forma:

Inscrição no Cadastro Único

Emissão online da Carteira do Idoso

Onde usar a Carteira da Pessoa Idosa

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile