Fórmula revelada para quem quer ganhar mais na restituição do IR e ainda não declarou

SãO PAULO (SP) — Com o início do período de envio da declaração do Imposto de Renda muitos contribuintes se questionam sobre como incluir as informações para garantir a restituição. A tal fórmula para quem quer ganhar mais na restituição do IR e ainda não declarou foi revelada e você pode conseguir esse extra.

Fórmula revelada para quem quer ganhar mais na restituição do IR e ainda não declarou. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Para quem possui dependentes, incluir as informações dessas pessoas na declaração pode ajudar a aumentar o valor que será pago

Isso porque ao informar os gastos com dependentes, o contribuinte pode aumentar o total a ser devolvido pela Receita Federal

Além disso, é possível incluir despesas dedutíveis na área da saúde, educação e previdência privada. Dessa forma, o valor é turbinado. 

Quanto mais gastos tiver nessas áreas, maiores as chances de contribuir de receber a restituição do imposto de renda.

Isso porque o pagamento é realizado para quem ao longo do ano contribuiu com mais do que deveria para a Receita Federal. 

Saiba como incluir as despesas para aumentar o valor da restituição: 

“Gastos com médicos, dentistas, psicólogos, hospitais, plano de saúde, exames, podem ser deduzidos sem limites, desde que comprovados, tanto do contribuinte quanto de seus dependentes. A educação, que são os gastos com mensalidades escolares, faculdades e cursos técnicos. Esse desde que respeitado o limite anual de R$ 3.561,50 por pessoa”, diz a professora Ahiram Cardoso, do curso de ciências contábeis da Unime.  

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, cada gasto deve ser discriminado na opção de despesas dedutíveis. 

Vale lembrar ainda que é preciso que o contribuinte guarde a nota fiscal para que possa comprovar o gasto e evitar cair na malha fina posteriormente.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile