VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Trabalhadores com carteira assinada podem pedir o consignado do FGTS e conseguir crédito aprovado mais facilmente. A contratação é feita pela internet, assim você nem precisa sair de casa para receber o valor. Veja como solicitar agora mesmo.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já está liberando o consignado do FGTS, que deve ser liberado para cerca de 47 milhões de pessoas. Oficialmente chamado de Crédito do Trabalhador, a linha de empréstimo não coloca um fim ao saque-aniversário, como alguns veículos já divulgadas.
Nessa linha de crédito o trabalhador usa parte do saldo de sua conta do FGTS como garantia do pagamento. Assim ele consegue aprovação mais fácil.
Qual o valor máximo do empréstimo CLT?
- O MTE libera o crédito para quem trabalha com carteira assinada.
- No entanto, o trabalhador só pode comprometer até 35% do salário bruto com as parcelas. Isso inclui as comissões, abonos e demais benefícios.
- Sendo assim o valor que uma pessoa conseguiria poder não ser o mesmo a que outra pessoa teria direito.
- Outra informação importante é que o trabalhador pode usar até 10% de seu saldo do FGTS como garantia do pagamento.
Como pedir o empréstimo CLT?
Toda a contratação é virtual, através da Carteira de Trabalho Digital, nela também é possível acompanhar os descontos das parcelas. São 80 instituições financeiras participantes, o Nubank foi a mais recente a aderir.
Você acessa o sistema, insere o valor e a quantidade de parcelas desejadas e então solicita as propostas. Após isso elas serão enviadas dentro de 24h e você mesmo escolhe qual deseja contratar.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, ensina como quitar as dívidas usando o FGTS.