Auxílio-gás tem reajuste surpreendente este mês; quando caí o seu?

SALESóPOLIS, SP — Começou na última terça-feira (15) o calendário de pagamentos do Auxílio-gás nacional referente ao mês de abril. Desta vez o número total de contemplados caiu, por outro lado o valor a ser repassado surpreendeu os brasileiros. 

auxílio-gás
Auxílio-gás tem reajuste surpreendente este mês; quando caí o seu?
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em abril o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou a liberação do Auxílio-gás para 5,37 milhões de famílias. O último pagamento aconteceu em fevereiro, quando 5,42 milhões de lares foram contemplados com a ajuda. 

O corte pode ter relação com o aumento de renda dos contemplados, já que para receber é preciso ter ganho de no máximo meio salário mínimo por pessoa da família. Ou ainda, devido a falta de atualização dos dados do Cadastro Único. 

Agora, o próximo depósito acontece apenas em junho, já que as liberações são feitas a cada dois meses. 

Valor do Auxílio-gás em abril de 2025

Embora tenha diminuído o número de contemplados, o poder público manteve o valor do Auxílio-gás deste ano. A quantia repassada para compra do botijão de gás de 13 kg é a mesma do último pagamento:

  • R$ 106,00 por família beneficiada. 

O valor é depositado na conta do Caixa Tem, podendo ser movimentado de forma online como via PIX, pagamento em maquininha de cartão ou por transferência. 

Também é possível fazer o saque pessoalmente na Caixa ou casa lotérica, mostrando um documento com foto. 

Calendário de pagamentos do Auxílio-gás em abril 

O Auxílio-gás tem o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família, embora um programa não dê acesso direto ao outro. 

Para organização a Caixa Econômica considera o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do titular, pagando um grupo por dia. 

Número final do NIS Data de pagamento
1 15 de abril
2 16 de abril
3 17 de abril
4 22 de abril
5 23 de abril
6 24 de abril
7 25 de abril
8 28 de abril
9 29 de abril
0 30 de abril

A única forma de driblar o calendário é morando em uma cidade onde foi decretada situação de calamidade pública. Por lá o pagamento é feito sempre no primeiro dia do cronograma, independente do final do NIS. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com