Recado para todos que comem chocolate: empresa anuncia mudança para consumidores desavisados

Você é amante do chocolate? Então é bom ficar de olho: um dos chocolates mais famosos do mundo, o Toblerone, vai passar por mudanças importantes. Veja quais são essas alterações! 

Recado para todos que comem chocolate: empresa anuncia mudança para consumidores desavisados
Imagem: Divulgação

 

Segundo as informações do jornal O Globo, a marca de chocolate vai voltar a produzir em sua fábrica em Berna, na Suíça, para voltar a usar a famosa montanha dos Alpes suíços na embalagem. 

Em 2023, a empresa mudou parte da produção para Bratislava, na Eslováquia. Por isso, o chocolate não podia mais utilizar o selo do “chocolate suíço” já que não atendia a lei que protege símbolos nacionais da Suíça. 

A legislação diz que para um produto ser considerado “suíço”, ele precisa ter pelo menos:

  • 80% dos ingredientes produzidos na Suíça

  • 100% no caso de leite e derivados

Além disso, também não é permitido usar símbolos nacionais em produtos que não seguem essas regras.

Alguns estudos demonstram que a “marca suíça” pode representar até 20% do preço de venda de certos produtos e até 50% para itens de luxo, em comparação com produtos similares de outros países.

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Entenda a mudança no chocolate

Para resolver o problema, a Toblerone decidiu investir 60 milhões de euros (cerca de R$ 398 milhões) na modernização da fábrica em Berna.

  • Segundo a empresa, a fábrica suíça produz cerca de 4 milhões de chocolates por dia;
  • O objetivo é aumentar a capacidade de produção e retomar o uso da imagem dos Alpes;
  • Com a mudança, a marca também espera reforçar sua presença no mercado de chocolates premium.

O chocolate foi forçado trocar o uso de “da Suíça” por “estabelecida na Suíça” devido à lei local.  

O presidente da empresa, Iain Livingston, disse que o “Toblerone é uma das marcas de chocolate mais famosas do mundo, com um potencial tremendo”. “Estamos muito satisfeitos com os investimentos em Berna, que vão reforçar a cidade como o verdadeiro lar do Toblerone”, completou Tim Spickenbaum, diretor da fábrica.

Outras informações estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).