Não perca o prazo! Isenção do Enem 2025 pode ser pedida hoje 14/04

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Quer fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio sem pagar nada? O prazo para solicitação da isenção do Enem 2025 já está aberto. Durante esse período quem estava isento no ano passado e não compareceu poderá justificar sua ausência e solicitar uma nova isenção.

Não perca o prazo! Isenção do Enem 2025 pode ser pedida hoje 14/04
Imagem: FDR

O INEP deu a largada para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. E a primeira parada é a justificativa de ausência e o pedido de isenção do Enem 2025. Assim os estudantes vão poder participar das provas sem pagar nada, mas para isso devem atender aos requisitos.

Pedidos de isenção no Enem 2025

Os estudantes têm até 25 de abril para solicitarem a isenção através da Página do Participante, com o login único do gov.br. Esse recurso é voltado àqueles que atendem aos seguintes requisitos:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;
  • Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possua renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta mais sobre a isenção do Enem 2025.

Justificativa de ausência no ENEM

Durante o mesmo período o MEC recebe as justificativas de ausência de quem teve isenção no Enem 2024 e não compareceu.

Nesse sentido, o estudante deve apresentar algum documento que comprove o motivo da falta. Após isso o Instituto analisa os pedidos e pode aprová-los ou não. Quem não tiver a justificativa de ausência aceita terá que pagar a taxa de participação.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.