Após um começo de ano com altas no preço dos ovos, os brasileiros já podem começar a relaxar: o mercado já começa a mostrar sinais de queda. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os preços no mercado atacadista começaram a cair no início de abril. Veja qual o melhor momento para comprar.

Imagem: Marcello Júnior/Agência Brasil
Apesar da queda já percebida no início de abril, para o consumidor comum, a redução nos preços deve aparecer só depois da Páscoa.
Isso porque, segundo o jornal O Globo, o consumo costuma ser mais alto durante a Quaresma, quando muitas pessoas trocam a carne por outras fontes de proteína, como ovos e peixes. Com o fim do período religioso, o consumo deve se estabilizar, o que pode ajudar a baixar os preços no varejo.
Entenda o aumento no valor do ovo e quando os preços começam a cair
A alta nos preços dos ovos nos primeiros meses do ano foi causada por vários fatores:
-
Ondas de calor, que prejudicaram a produtividade das aves.
-
Aumento no preço do milho, principal alimento das galinhas, que ficou cerca de 30% mais caro.
-
Alta na procura, especialmente durante a Quaresma.
Embora o IBGE tenha citado o crescimento das exportações como um dos fatores que pressionaram os preços, especialistas do setor afirmam que isso não teve grande impacto no mercado interno.
Danielle Gomes, colaboradora do FDR, explica o que é verdade e o que é mentira no aumento da bandeja do ovo, confira.
Na cidade de Bastos (SP), uma das maiores produtoras de ovos do Brasil, os preços caíram:
-
Ovos brancos: caíram 5% em relação a março, chegando a R$ 192,90 por caixa (com 30 dúzias).
-
Ovos vermelhos: caíram 4,9%, com média de R$ 220,18 por caixa.
A expectativa, segundo os analistas, é que os preços continuem caindo ou se estabilizem nos próximos meses, desde que a produção continue atendendo bem ao consumo.
Em fevereiro, os ovos ficaram 15,39% mais caros, segundo o IPCA, o índice oficial da inflação. Para março, a expectativa é de alta mais moderada, em torno de 12%. A partir de abril, os preços devem cair, principalmente após a páscoa, ajudando a aliviar o bolso do consumidor.
Outras informações estão disponíveis no FDR.