Governo confirma preço mais baixo do ovo e divulga qual é o melhor momento para comprar

Após um começo de ano com altas no preço dos ovos, os brasileiros já podem começar a relaxar: o mercado já começa a mostrar sinais de queda. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os preços no mercado atacadista começaram a cair no início de abril. Veja qual o melhor momento para comprar. 

Governo confirma preço mais baixo do ovo e divulga qual é o melhor momento para comprar
Imagem: Marcello Júnior/Agência Brasil

 

Apesar da queda já percebida no início de abril, para o consumidor comum, a redução nos preços deve aparecer só depois da Páscoa.

Isso porque, segundo o jornal O Globo, o consumo costuma ser mais alto durante a Quaresma, quando muitas pessoas trocam a carne por outras fontes de proteína, como ovos e peixes. Com o fim do período religioso, o consumo deve se estabilizar, o que pode ajudar a baixar os preços no varejo.

Entenda o aumento no valor do ovo e quando os preços começam a cair 

A alta nos preços dos ovos nos primeiros meses do ano foi causada por vários fatores:

Embora o IBGE tenha citado o crescimento das exportações como um dos fatores que pressionaram os preços, especialistas do setor afirmam que isso não teve grande impacto no mercado interno.

Danielle Gomes, colaboradora do FDR, explica o que é verdade e o que é mentira no aumento da bandeja do ovo, confira.

Na cidade de Bastos (SP), uma das maiores produtoras de ovos do Brasil, os preços caíram:

A expectativa, segundo os analistas, é que os preços continuem caindo ou se estabilizem nos próximos meses, desde que a produção continue atendendo bem ao consumo.

Em fevereiro, os ovos ficaram 15,39% mais caros, segundo o IPCA, o índice oficial da inflação. Para março, a expectativa é de alta mais moderada, em torno de 12%. A partir de abril, os preços devem cair, principalmente após a páscoa, ajudando a aliviar o bolso do consumidor.

Outras informações estão disponíveis no FDR. 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile