Atenção motoristas: Receita exige esses dados do seu carro no Imposto de Renda 2025

Com o início do período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, muitos brasileiros precisam ficar atentos aos dados exigidos pela Receita Federal, especialmente quem possui veículo registrado em seu nome. A prestação de contas inclui não só os rendimentos, mas também os bens materiais, como carros, motos, caminhões e outros automóveis.

Atenção motoristas: Receita exige esses dados do seu
carro no Imposto de Renda 2025. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A declaração do Imposto de Renda 2025, que contempla as movimentações financeiras realizadas ao longo de 2024, vai até o dia 30 de maio. Quem teve rendimento mensal acima de R$ 2.824, entre outros critérios, precisa informar não apenas seus ganhos, mas também se adquiriu, vendeu, financiou ou perdeu um veículo durante o ano.

O que deve ser informado no Imposto de Renda 2025?

A Receita também exige que imóveis, terrenos e automóveis sejam informados na declaração do Imposto de Renda, independentemente do valor de mercado.

No caso de veículos, é necessário informar detalhes como marca, modelo, ano de fabricação, número do Renavam, forma de aquisição (à vista ou financiado), valor pago e, em caso de financiamento, quantas parcelas foram quitadas até 31 de dezembro de 2024. Até carros roubados ou furtados devem ser declarados, com a devida baixa do bem.

Precisando de ajuda para realizar a declaração? A especialista Daniele Gomes, colaboradora do FDR, te diz quais lugares ajudam você a realizar a declaração.

Como informar a compra de veículo à vista?

Se você adquiriu um automóvel com pagamento integral, o processo de declaração é feito dentro da aba “Bens e Direitos” no sistema da Receita. Lá, é preciso escolher o grupo de bens móveis e inserir o código correspondente a veículos terrestres. Em seguida, preencha os dados do carro, como número do Renavam, localização, valor pago, dados do vendedor e a data da aquisição.

O campo referente à situação em 31 de dezembro de 2024 deve conter o valor total pago. Já o campo de 2023 fica em branco, já que o bem foi adquirido no ano seguinte.

Financiamento também deve ser detalhado

Para veículos financiados, o procedimento é semelhante, mas exige mais atenção. Além dos dados do carro, o contribuinte deve incluir o valor da entrada, quantidade de parcelas, total quitado em 2024 e o CNPJ da instituição financeira responsável pelo financiamento. O campo “Situação em 31/12/2024” deve mostrar o valor já pago até essa data, somando entrada e parcelas com juros.

Se o financiamento começou em 2023, também é necessário preencher a “Situação em 31/12/2023” com o valor informado na declaração do ano anterior.

O que fazer em caso de roubo ou furto?

Se o veículo foi perdido por roubo ou furto em 2024, a Receita exige que o bem seja removido da declaração. Para isso, basta acessar a seção de “Bens e Direitos”, selecionar o item correspondente ao automóvel e editar os dados. Na descrição, insira as informações do veículo, o ocorrido e, se possível, o boletim de ocorrência. O campo “Situação em 31/12/2024” deve ser deixado em branco, indicando que o bem não está mais sob posse do contribuinte.

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile