Um novo feriado está prestes a ser incluído no calendário de um dos estados brasileiros. A proposta, que já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, prevê a paralisação das atividades em 07/07, uma segunda-feira, em razão de um evento internacional de grande porte que acontecerá na cidade. A medida ainda precisa da sanção do prefeito do local para entrar em vigor.

foi aprovado para 07/07. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O novo feriado será no Rio de Janeiro para facilitar a logística e a segurança dos chefes de Estado que compõem o grupo Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No entanto, o projeto estabelece exceções e não prevê o fechamento de diversos setores da economia e serviços essenciais.
Quem deve parar com o novo feriado?
Se a proposta for oficializada, o dia 07/07 será de folga para parte da população, mas muitas atividades seguirão normalmente. O projeto de lei exclui do feriado empresas dos setores de comércio de rua, bares, restaurantes, hotéis, shoppings, teatros, cinemas, pontos turísticos, indústrias da Zona Norte e Oeste, padarias e prestadores de serviços.
Além disso, trabalhadores em regime remoto e empresas jornalísticas, de radiodifusão ou produção de conteúdo para televisão por assinatura também não terão alteração na rotina. Serviços essenciais continuarão operando normalmente.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, também traz mais detalhes sobre nova lei trabalhista que muda regra do trabalho aos domingos e feriados a partir de julho.
O que esperar agora?
Para que o feriado do dia 7 de julho se torne oficial, ainda é necessário que o prefeito Eduardo Paes sancione o projeto aprovado pelos vereadores. Caso isso ocorra, a cidade terá mais uma data oficial de folga, embora limitada a determinados setores. A expectativa é que a sanção ocorra nos próximos dias, já que a reunião da cúpula do Brics mobiliza segurança, trânsito e órgãos públicos.
Feriados no Rio de Janeiro
O possível novo feriado de julho chega em um momento em que os cariocas já se preparam para um feriado prolongado em abril, que promete até seis dias de descanso. Veja as datas:
- 18 de abril – Sexta-feira Santa (feriado nacional);
- 19 de abril – Sábado;
- 20 de abril – Domingo de Páscoa;
- 21 de abril – Tiradentes (feriado nacional);
- 22 de abril – Possível ponto facultativo (emenda);
- 23 de abril – Dia de São Jorge (feriado estadual no Rio de Janeiro).
Com essa sequência, muitos trabalhadores poderão emendar um longo período de folga, impulsionando o turismo e o setor de serviços.