Na última terça-feira (08/04), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aceitou o pedido de expansão de operação da Starlink, empresa americana do bilionário de Elon Musk. A empresa oferece serviço de internet via satélite e poderá aumentar em 7,5 mil o número de satélites em operação no país.

Imagem: Apple
Em 2022, Anatel já tinha autorizado 4.408 satélites para a empresa. O novo pedido foi feito pela Starlink em dezembro de 2023. Atualmente, a empresa tem 6.350 mil satélites em operação no país. As informações são do jornal O Globo.
A partir de julho de 2025, a Starlink oferecerá conectividade gratuita para alguns modelos de celulares. Desta forma, os usuários podem conectar automaticamente sempre que estiverem fora da cobertura das operadoras tradicionais.
Veja como funciona a empresa que pode beneficiar todos os brasileiros com celulares smartphone
- A Starlink é um braço da SpaceX, a companhia de exploração espacial de Elon Musk;
- A empresa utiliza satélites para oferecer serviços de internet, especialmente em áreas de difícil acesso, como regiões rurais e alto mar.
- A Starlink opera com satélites que não são geoestacionários, ou seja, eles se movem em órbitas mais baixas em comparação com satélites geoestacionários.
- Com satélites a uma altitude mais próxima da Terra, o envio do sinal é mais rápido, resultando em uma internet mais veloz.
- O lançamento dos satélites é realizado pela SpaceX, utilizando foguetes.
- Porém, é preciso lembrar que nem todos os aparelhos smartphones são compatíveis com a internet gratuita da Starlink. A funcionalidade será limitada ao envio e recebimento de mensagens de texto.
- A Internet de Elon Musk oferece alta velocidade e baixa latência, mesmo em locais onde a infraestrutura tradicional de internet é inexistente.
Quais são os celulares que oferecem a internet gratuita da Starlink?
O usuário precisa ter um dispositivo compatível e estar em uma área sem cobertura das redes móveis convencionais. De acordo com o Investidor, a tecnologia utiliza satélites de baixa órbita para garantir cobertura de internet mesmo em regiões isoladas.
Veja os dispositivos compatíveis:
-
Iphones 14 e posteriores;
-
Google Pixel 9 e suas variantes;
-
Modelos da Motorola lançados a partir de 2024;
-
Samsung Galaxy A14, A15, A16, A35, A53 e A54;
-
Série Samsung Galaxy S21 e posteriores.
Danielle Gomes, colaboradora do FDR, comenta sobre a Starlink, confira.