Nova ‘Lei do Streaming’ muda TUDO: entenda o que vai sumir das plataformas no Brasil

SãO PAULO (SP) — Extremamente populares entre os brasileiros, as plataformas de streaming permitem que os cidadãos aproveitem músicas, séries e filmes de forma prática. No entanto, o que pouca gente sabe é que o Brasil deverá contar em breve com a Lei do Streaming.

Nova ‘Lei do Streaming’ muda TUDO: entenda o que vai sumir das plataformas no Brasil, (Imagem: Pexels)

Criada recentemente, a lei foi criada com o objetivo de garantir soberania e equilíbrio para o audiovisual brasileiro. Para tal, ela deverá proteger a produção nacional, além de valorizar a diversidade cultural existente no país.

Para atingir esse objetivo, a lei deverá promover um “desenvolvimento justo e equilibrado”, tanto para quem produz quanto para quem consome streaming no Brasil.

De acordo com o comunicado oficial do Governo Federal, a regulamentação irá alinhar o Brasil a outros países que também já contam com leis específicas para o streaming.

Entenda as propostas para a Lei do Streaming no Brasil:

“O diálogo é o caminho. Estamos em escuta aberta com produtores, plataformas, parlamentares e especialistas, num processo pautado pela transparência (…) Queremos avançar e estamos trabalhando para isso. Os pontos centrais da proposta são claros: proteção aos direitos autorais dos criadores brasileiros, mecanismos de visibilidade para o conteúdo nacional, investimentos diretos na produção independente e um equilíbrio para que todas as janelas de exibição contribuam de maneira justa”, afirmou a ministra.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o debate deverá seguir ao longo dos próximos meses com proposta de regulação. No entanto, como a discussão deverá tocar em vários pontos, não existe prazo para que uma mudança efetiva seja realizada.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile