Fim do Pix? Especialistas revelam que pagamento por biometria pode mudar tudo em 2025

SãO PAULO (SP) — Meio de pagamentos mais utilizado em todo o país, o PIX permite que os brasileiros realizem transferências de forma instantânea. No entanto, uma nova tecnologia poderá superar o PIX em breve

Fim do Pix? Especialistas revelam que pagamento por biometria pode mudar tudo em 2025. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Se trata do pagamento por biometria que deverá permitir uma segurança ainda maior durante as transações bancárias. Isso porque o sistema de Open Finance, que permite o compartilhamento de informações financeiras, deverá auxiliar na popularização do pagamento.

Com o uso da biometria a tendência é de que o tempo para realização de pagamentos seja reduzido. Assim, existe a possibilidade de que os brasileiros passem a adotar o pagamento por biometria, especialmente pela praticidade.

Mudanças no PIX também reduzem tempo e aumentam segurança:

  • Apesar da tendência de avanço do pagamento por biometria, apontada pelo portal de notícias da CNN Brasil, o PIX também tem passado por mudanças recentemente;
  • As transformações acontecem como forma de permitir mais praticidade durante o uso do PIX;
  • Uma das principais inovações é o PIX por aproximação;
  • A tecnologia que já está disponível para alguns brasileiros permite a realização de pagamentos sem que seja preciso abrir o aplicativo do banco;
  • Dessa forma, o tempo médio para a realização das transações bancárias é reduzido;
  • Além disso, outra mudança está na adoção de novas medidas de segurança;
  • As tecnologias que limitam o uso do PIX em aparelhos não registrados foram criadas para reduzir fraudes e golpes utilizando o meio de pagamento. 

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a tendência é de que o PIX continue passando por transformações geradas pelo avanço da tecnologia.

Para este ano, a liberação do PIX recorrente está prevista e deverá auxiliar quem utiliza o meio de pagamento para quitar contas mensais como água, luz e internet, por exemplo.

Por isso, apesar do surgimento de novas tecnologias, a tendência ainda é que o PIX se mantenha como um dos meios mais usados no Brasil.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.