Ufa, a tendência é melhorar! Governo alegra com comunicado sobre preços dos alimentos; veja o que já caiu

SãO PAULO (SP) — O avanço no preço dos alimentos durante os últimos meses tem gerado preocupação entre os brasileiros. No entanto, uma nova tendência que deverá possibilitar uma redução no custo dos alimentos trouxe alívio para a população. 

Ufa, a tendência é melhorar! Governo alegra com comunicado sobre preços dos alimentos; veja o que já caiu. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com uma projeção realizada pelo Governo Federal, a tendência é de que os preços dos alimentos no Brasil voltem a cair em breve.

A redução deverá ser causada por alguns fatores como a renovação de estoque e queda de demanda por ovos. 

Além disso, segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já é possível observar uma queda em outros alimentos como a carne bovina, por exemplo. 

“Hoje, eu recebi um dado do varejo e do atacado para a carne bovina. No varejo, ela já caiu e, no atacado, caiu muito mais. É o tempo de consumir o estoque pelo preço antigo, vai cair mais ainda no varejo, como já está se mostrando no atacado. Isso serve para óleo de soja, para arroz, para feijão. Após a Páscoa, os preços dos ovos também venham a ceder um pouco”, afirmou o ministro.

Recentemente o Governo Lula adotou uma série de medidas para impulsionar a queda no preço dos alimentos. Entre elas, a liberação da isenção nas tarifas de importação de alguns itens como café e carne

Saiba como economizar na compra de alimentos:

  • Apesar da tendência de queda nos preços praticados, alguns brasileiros ainda encontram dificuldades para fechar a conta;
  • Por isso, algumas estratégias podem ser adotadas por quem deseja economizar;
  • Uma delas é pesquisar os preços antes mesmo de sair para o supermercado;
  • Esse trabalho pode ser feito online, usando aplicativos de delivery ou conferindo as redes sociais das próprias redes de supermercado.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, também é preciso que o cidadão esteja disposto a realizar o levantamento presencialmente já que, em algumas lojas, preços diferentes podem ser praticados nas unidades e no serviço de entrega.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.