Termina hoje (11/04) o prazo para os estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) solicitarem a isenção da taxa do Restaurante Universitário (RU). A oportunidade faz parte da Chamada Pública nº 02/2025, lançada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), e está entre os benefícios mais importantes oferecidos aos alunos em situação de vulnerabilidade.

para garantir estes benefícios; veja mais. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Além da gratuidade nas refeições, o pedido da isenção permite que o estudante atualize ou realize seu cadastro socioeconômico, um passo essencial para acessar futuramente outros benefícios, como auxílios financeiros e programas de moradia, conforme a disponibilidade da instituição.
Como funcionam estes benefícios?
A isenção da taxa do RU está disponível em duas modalidades: parcial, que cobre almoço e jantar; e total, que inclui também o café da manhã. Esta última é voltada exclusivamente para alunos dos campi de Fortaleza que moram em cidades da Região Metropolitana, exceto a própria capital.
Para solicitar, é necessário estar regularmente matriculado em todas as disciplinas obrigatórias do semestre ou em, pelo menos, 256 horas-aula, além de comprovar situação de vulnerabilidade por meio da documentação exigida no edital. Estudantes que já possuem o benefício não precisam fazer nova solicitação.
A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, traz detalhes da segunda chamada do Pé-de-meia Licenciaturas.
Prazos
O pedido deve ser feito pelo Portal do Discente (SIGAA) até o fim do dia. O resultado preliminar será divulgado em 25 de abril. Já o período para recursos será de 28 a 30 do mesmo mês. A lista final de contemplados deve ser publicada no dia 7 de maio.
Após aprovação, o benefício pode ser mantido até a conclusão do curso, desde que o estudante mantenha um bom rendimento acadêmico e atualize periodicamente seu cadastro. Ele também pode ser acumulado com outras bolsas e auxílios, desde que não tenham como foco a alimentação.