Nem isenção, nem pagamento: Aposentado acima de 65 anos tem bônus extra do Imposto de Renda

SãO PAULO (SP) — Declarar o imposto de renda e ter que arcar com os custos do pagamento pode ser um momento de preocupação com as despesas para muitos brasileiros. No entanto, o que pouca gente sabe é que o idoso com mais 65 anos conta com um benefício no momento da declaração.

Nem isenção, nem pagamento: Aposentado acima de 65 anos tem bônus extra do Imposto de Renda. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Atualmente a legislação brasileira prevê que o contribuinte que tem mais de 65 anos pode contar com uma isenção extra no momento da declaração do Imposto de Renda. 

O benefício é disponibilizado como forma de proporcionar uma maior tranquilidade financeira para o cidadão que chegou até a terceira idade. 

Para tal, um maior desconto no Imposto de Renda é liberado para quem é aposentado do INSS.

Entenda como funciona o benefício para aposentado do INSS:

  • O benefício é liberado para aposentados e pensionistas que já completaram 65 anos;
  • Segundo o Jornal Folha de São Paulo, a mudança no cálculo é realizada a partir do mês que o contribuinte faz aniversário;
  • No entanto, o benefício é contabilizado apenas para os rendimentos recebidos por meio de aposentadoria, pensão, reforma ou reserva remunerada;
  • Dependendo do valor recebido pelo contribuinte, a isenção pode ser completa;
  • Isso porque o benefício permite a isenção de rendimentos de aposentadoria para até R$ 27.692,31;
  • Dessa forma, o contribuinte que ganhou até esse valor com aposentadoria e tem mais de 65 anos não precisará arcar com os custos do Imposto de Renda.

No entanto, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o contribuinte ainda terá a obrigação de realizar o envio da declaração do Imposto de Renda.

Isso porque o documento é importante até mesmo para comprovar a existência do benefício de isenção da aposentadoria.

Vale lembrar que o preenchimento da declaração deve ser realizado usando como guia o informe de rendimentos do INSS que é emitido anualmente pelo órgão federal.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.