Guia do ENEM 2025: Cronograma, regras, uso das notas e mais sobre o Exame

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Na próxima semana o INEP vai dar a largada ao Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. A prova já se tornou a principal porta de entrada no ensino superior em todo o país. Por isso o FDR preparou um guia do Enem 2025 com as principais informações sobre essa edição.

Guia do ENEM 2025: Cronograma, regras, uso das notas e mais sobre o Exame
Imagem: FDR

É hora de começar a traçar o seu futuro e o primeiro passo é participar do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste guia do ENEM 2025 você vai conferir informações importantes sobre a prova, como o cronograma, formas de usar a nota e muito mais.

Ah, e na próxima segunda-feira, 14/04, já tem um importante procedimento sendo aberto, saiba mais agora.

Guia do ENEM 2025, tudo sobre o exame

Quem pode participar?

Todas as pessoas que desejam conquistar uma vaga em qualquer curso de graduação, nível superior. No entanto, há alguns anos o Enem não é mais usado para a certificação de conclusão do ensino médio.

Quem desejar conquistar esse certificado deve participar do Encceja 2025, voltado também à certificação de ensino fundamental.

Confira o cronograma do ENEM 2025

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
  • Período de recursos: 12 a 16 de maio
  • Resultado dos recursos: 22 de maio
  • Pedidos de isenção no Enem

A primeira etapa que o INEP vai realizar é justamente o de solicitação de isenção e justificativa de ausência. Assim, na próxima segunda-feira, 14, os estudantes que atendem aos seguintes requisitos poderão fazer a solicitação:

Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;

Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possua renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta mais sobre a isenção do Enem 2025.

Guia do ENEM 2025: Cronograma, regras, uso das notas e mais sobre o Exame
Imagem: FDR

Justificativa de ausência no ENEM

A justificativa de ausência é voltada aos estudantes que estavam isentos em 2024, mas não fizeram a prova. Assim, para conseguirem uma nova isenção terão que justificar o porquê de terem faltado.

Lembrando que o INEP exige que os candidatos apresentem algum documento que comprove o motivo da falta. Após isso o Instituto analisa os pedidos e pode aprová-los ou não. Quem não tiver a justificativa de ausência aceita terá que pagar a taxa de participação.

Como usar a nota do Enem 2025?

Sisu

  • O Sistema de Seleção Unifica seleciona estudantes para cursos em universidades públicas e institutos federais.
  • Os estudantes que tiraram nota maior que zero podem concorrer às vagas.

Prouni

  • Já o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos totais (100%) ou parciais (50%) em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas.
  • Nesse caso os candidatos devem ter, pelo menos, 450 pontos de médiadas notas das cinco provasdo Enem e não podem ter zerado a redação do Exame.

Fies

  • Enquanto o Fundo de Financiamento Estudantil, como o nome já diz financia o curso superior em instituições privadas.
  • A diferença do programa para os outros financiamentos é que o estudantes só paga as mensalidades após a conclusão do curso.
  • Nesse programa o MEC aceita as notas do Enem a partir da edição de 2010, desde que o estudante tenha, no mínimo, 450 pontos de médiadas notas das cinco provasdoEnem e não zerar a redação.
  • Ah, e em abril tem mais vagas no Fundo de Financiamento Estudantil.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.